E aí, galera. Beleza? Em um relacionamento não é rara a expectativa de uma pessoa para com a outra quanto à intensidade do sentimento ali vivido. Vamos pegar o exemplo de um casal de namorados. Alguma hora surgirá uma frase em tom de desafio: “Se você me ama de verdade, fará tal coisa por mim”.
Não entraremos no mérito das vezes em que isso é usado para praticar coisas que não convém num relacionamento santo. Podemos fazer isso em outra oportunidade. O que quero chamar atenção é ao fato de que quando queremos fazer feliz uma pessoa que amamos nós não medidos esforços.
No caso da pessoa amada desafiar dizendo “-Se você me ama de verdade, morrerá por mim”, poucos estariam dispostos a ir tão longe. É em cima disso que lemos este ensino de Paulo à igreja de Roma.
Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5.8
Talvez você argumente que conhece a história de alguém que também morreu por um ente querido. Em situações de guerra é algo corriqueiro um pai ou uma mãe dar a vida por seus filhos, infelizmente. Mas perceba que Deus entregou Seu próprio Filho para morrer em nosso lugar quando ainda não éramos merecedores de tamanho favor.
Obviamente seria muita pretensão de nossa parte achar que um dia pudéssemos ser dignos do amor de Cristo, por conta da natureza pecaminosa que carregamos. O fato é que o sacrifício de Jesus foi tão perfeito que tornou justificados (isto é, retirou totalmente a culpa) todos os que creem nEle como Senhor e Salvador.
Nem de longe há algum mérito humano neste processo. Deus escolheu nos amar e é simplesmente maravilhoso saber disto.
Mais do que ter o conhecimento é preciso dar o valor pelo esforço despendido. Voltando à ilustração do namoro, imagine se a garota pede ao namorado um buquê de rosas. Quando finalmente consegue entregar as flores, ela joga na lixeira. Ou imagine o rapaz desejando um almoço especial. A namorada prepara com todo carinho e na hora de experimentar o cidadão diz que a comida está horrível. Será que eles souberam ser gratos pelo esforço de seus companheiros? Pois é. Da mesma forma somos mal-agradecidos quando insistimos em manter a mesma forma de vida que tínhamos antes de conhecer Jesus.
Todos os dias você tem motivo para demonstrar gratidão a Deus. Então não desperdice o tempo com as coisas que lhe afastam dEle.
Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!
Comente!