A Bíblia

A Bíblia é uma coletânea de 66 escritos no decurso de um período de mais de 1500 anos. Numa Bíblia impressa comum, o livro mais longo (Salmos) ocupa mais de cem páginas, e o menos extenso (2 João), menos de uma página.

Mais de 40 pessoas escreveram os vários livros da Bíblia. Algumas eram ricas e outras, pobres. Havia reis, poetas, profetas, músicos, agricultores, professores, um sacerdote, um copeiro, um pastor de ovelhas, um cobrador de impostos, um médico e alguns pescadores. Escreveram em palácios, prisões, em grandes cidades e em lugares ermos, em tempos de guerra e em tempos de paz e prosperidade. Escreveram narrativas, poesias, história, cartas, provérbios e profecias.

A Bíblia é a inspirada Palavra de Deus. Os teólogos têm debatido interminavelmente entre si a respeito de como um livro escrito por tantos autores no decurso de tantos anos pode ter a mínima possibilidade de ser inspirado por Deus. Mas a própria Palavra traz a prova de sua inspiração da parte do Senhor (2 Timóteo 3.16-17).

A comprovação da veracidade da Bíblia está na sua leitura, feita com coração aberto e mente receptiva. Esta leitura demonstrará que a mensagem é divinamente inspirada e contém uma só unidade entrelaçada em si, da parte de Deus (João 7.17).

O assunto principal das Escrituras Sagradas é a obra de salvação de Jesus Cristo pela humanidade. Isto ocorre de forma velada nos livros que compõem o Antigo Testamento e de maneira explícita nos livros do Novo Testamento. Jesus é o personagem central de toda a Bíblia (Romanos 11.36).

A Bíblia não é uma obra de teologia abstrata para ser analisada, debatida e entendida exclusivamente por teólogos e outros estudiosos de alto nível cultural. É um livro que diz respeito a pessoas que realmente viveram e ao Deus verdadeiro e real.

Como a Bíblia foi escrita há tanto tempo, existem coisas que talvez achemos de difícil compreensão. Entretanto, nosso coração e nosso espírito conseguem captar o que o coração de Deus e Seu Espírito nos dizem: que somos amados por Ele agora e para todo o sempre (Mateus 28.20b).

***

Algumas obras foram consultadas para a edição dos posts da série Teologia Sistemática descomplicada:

Manual bíblico de Halley (ed. Vida)

Manual de doutrinas cristãs, de Wayne Grudem (ed. Vida)

Teologia concisa, de J. I. Packer (ed. Cultura Cristã)

Comente!

Por |2018-12-26T20:51:33+00:00quinta-feira, 27 de dezembro de 2018|Teologia Sistemática descomplicada, vitrine|0 Comentários

Sobre o Autor:

Seguidor de Jesus Cristo. Contínuo aprendiz da verdade revelada através da Palavra. Total dependente da graça de Deus.

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL