Toda a bíblia fala de Jesus. Ele mesmo atestou isso ao dizer: “Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” Lucas 24:44. Cada pagina da Bíblia aponta para Ele. Incluindo o livro de Salmos.
Hoje gostaria de usar esse texto para fazermos uma breve meditação sobre alguns trechos do Salmo 26 á luz da pessoa de Cristo. O Salmo começa com o seguinte verso: “Faze-me justiça, Senhor, pois tenho vivido com integridade. Tenho confiado no Senhor, sem vacilação” (Sl 26:1). Qual ser humano pode orar esse versículo com todo coração e verdade? Qualquer um que conhece um pouco do seu próprio coração e fraqueza sabe que não pode orar esse versículo com total perfeição. Nenhum de nós pode dizer “Tenho vivido com integridade”. Nenhum, exceto Jesus Cristo de Nazaré. Ele é o único homem perfeitamente integro que já existiu! Ele é a integridade em pessoa. Louvado seja Ele! O restante do Salmo vai apenas aprofundar nesse coração de Jesus e nos mostrar mais de como seu coração era integro diante de Deus.
O segundo e terceiro versículos são ainda mais impressionantes: “Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente; pois o teu amor está sempre diante de mim, e continuamente sigo a tua verdade” (Sl 26.2-3). Que oração incrível! Nenhum de nós pode orar perfeitamente essas palavras. Quem pode dizer a Deus “Sonda-me” sem que veja seu coração tomado por limitações? Ninguém, exceto o Senhor Jesus. Se o Senhor sondar nosso coração, invariavelmente encontrará razões para nos condenar. Mas não com nosso Senhor. Seu coração é limpo, mesmo nas profundezas mais abissais que só Deus pode prospectar. Nos testes que seriamos reprovados Ele é aprovado com louvor.
O salmista ainda acrescenta “teu amor está sempre diante de mim” claramente revelando, de modo profético, o coração do Senhor Jesus. Pensemos sobre isso por um momento. Que coração mais belo o de Jesus. Um coração que conhece o amor do Pai e mantém este amor diante de si em todo o tempo. Glorias ao nome dEle!
Um pouco mais adiante o Salmo nos diz: “Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, Senhor, ao redor do teu altar” (Sl 26:6). Quem se achegava aos átrios do tabernáculo no antigo testamento tinha que lavar suas mãos na bacia de bronze. O versículo em questão nos mostra Jesus se apresentando ao tabernáculo e tendo prazer no culto ao Senhor. Ele anda ao redor do altar, nos mostrando que o altar da adoração do Senhor era o centro de sua vida e do seu caminhar.
Sabemos que o Senhor Jesus, ao chegar em determinado ponto de sua vida, não somente caminhou ao redor do altar, mas se dirigiu a Ele, se tornando a vitima perfeita em holocausto ao Pai em nosso favor. Ele não somente fez do altar o centro de sua vida, mas também se entregou em nosso favor nesse altar. Quanta graça o Senhor Jesus demonstra!
Gostaria de terminar esse texto com o verso 8: “Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória” (Sl 26.8). Como é lindo esse versículo. Isso mostra o amor do Senhor Jesus pela Igreja, pelo seu povo e pela assembleia dos Santos. Se Ele a ama, também devemos ama-la. Que possamos dar a devida importância ao povo de Deus, como o Senhor Jesus dá!
O livro dos Salmos está cheio de referências a Jesus. Que possamos olhar para este livro e usa-lo para ver as glórias do Senhor Jesus!
SIGA-NOS!