Cansei de igreja

Imagine que você acabou de comprar aquele quebra-cabeça desafiador de 5.000 peças. Assim que você chega em casa, encontra um lugar maneiro para iniciar o trabalho. Chama a família para dar aquela forcinha e aos poucos percebe que vai tomando forma. Passa alguns dias e a imagem vai se completando, você até vai pensando em um modelo de moldura especial, a parede perfeita que embelezará o seu quarto para pendurá-lo. O trabalho é desgastante, porém o desafio será superado e como será top ver a obra completa. As peças vão terminando e, por fim, a grande decepção, vieram apenas 4.997 peças na caixa do quebra-cabeça. Você perdeu dias para montá-lo e, agora frustrado, percebeu o quanto apenas 3 peças fazem falta.

Há um grande quebra-cabeça em que todos nós fazemos parte. Somos as peças que Deus está usando. Cada peça é importante e necessária, não existe peças iguais, cada uma é única.

Diversas vezes não queremos nos envolver com as responsabilidades da igreja, justamente por acharmos que não seremos capazes de fazer diferença. Errado!

Damos desculpas do tipo: “não sei tocar nenhum instrumento, muito menos cantar, definitivamente não posso ajudar no louvor.” ou “morro de vergonha de falar em público, por isso não posso pregar nem evangelizar.” Até mesmo, “não tenho tempo, estou sempre ocupado, não dá.”

Não se engane! Todos nós fomos dotados, por Deus, com capacidades e habilidades para realizar diversas atividades. Com isso podemos ser benção na igreja onde congregamos.

Quantos têm perdido oportunidades de fazer parte do quebra-cabeça, ou seja, para serem usados poderosamente por Deus na proclamação do evangelho, contudo, apenas assistem as peças sendo encaixadas.

Gostaria de deixar alguns motivos pelos quais você deveria pensar seriamente e avaliar a sua participação com a sua igreja local.

O cristão não apenas vai à igreja, mas ele mesmo é a igreja.

“Vocês, porém, são povo escolhido, reino de sacerdotes, nação santa, propriedade exclusiva de Deus. Assim, vocês podem mostrar às pessoas como é admirável aquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz. Antes vocês não tinham identidade como povo, agora são povo de Deus. Antes não haviam recebido misericórdia, agora receberam misericórdia de Deus.” (1 Pedro 2.9-10)

Que privilégio irmãos e que grande responsabilidade que cada um de nós temos. Gosto da frase que diz: “A igreja somos nós, e o que somos a igreja será.”

 

A vida cristã sem igreja não é completa. Saulo perseguia a igreja, mas o Senhor Jesus lhe perguntou: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 22.7). A ligação entre o Senhor e Sua igreja é a exatamente a mesma entre a cabeça e o corpo. Não se iluda, se você não ama a igreja do Senhor, você não ama o Senhor da igreja.

“E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente, sobretudo agora que o dia está próximo.” (Hebreus 10:25)

 

Você é membro do corpo de Cristo. Todos os membros são importantes e necessários. Meus olhos podem fazer um bom serviço ao olhar uma maçã, mas para esta nutrir-me, só meu olho não basta. Minha mão a leva até minha boca que tira um pedaço, meus dentes a mastigam e por aí vai. A lista é longa. Cada parte envolvida é extremamente importante e útil.

“Juntos, todos vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte dele.” (1Coríntios 12:27) 

 

A pandemia infelizmente nos deixou limitados quanto aos cultos e atividades, mas, em breve, tudo irá passar. Minha pergunta é, quando tudo voltar ao normal, como estará a sua disposição para servir sua igreja?

Ame a Deus e sirva o próximo. Não vacila! Faça parte do quebra-cabeça!