O coração do homem pode fazer planosmas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.” (Provérbios 16.1)

 

Se você é uma pessoa, assim como eu, que planeja o seu dia e se esforça para seguir a risca aquela rotina, provavelmente você também têm dificuldades em lidar com situações que saem do planejamento.

Quem nunca se deparou com aquele dia onde você planejou: “hoje vou lavar o carro”, e então chove, “vou fazer um caminhada”, e então um problema no trabalho te chama, “vou dormir até mais tarde amanhã para descansar um pouco”, e então um vizinho começa um reforma em pleno domingo as 6 horas da manhã. Isso somente para citar coisas simples e rotineiras do dia-a-dia. Pois é, dias incomuns que acontecem na vida de todos.

Todos nós passamos e lidamos com situações que fogem do nosso controle praticamente durante toda a nossa vida, e elas vêm para nos mostrar que na verdade, nós não estamos no controle, ainda que nós planejemos nossas tarefas (e não há nada de mal nisso), elas podem (e irão) não sair conforme planejamos. A questão é: qual a nossa reação quando as coisas saem do nosso controle?

A situação sair do nosso controle é como um “soco na boca do estômago” da nossa autossuficiência, do nosso orgulho. Mas, mesmo que as coisas fujam do nosso controle, elas estão completamente no controle de Deus! Para o cristão, Deus não é um inimigo, ele não está agindo contra, mas a favor. Devemos sempre nos lembrar disso e descansar nessa verdade.

Deus é soberano e abençoados sejam os dias incomuns, para nós.

SDG.