Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor (Salmos 122:1)
Especificamente, o salmista canta a respeito da cidade de Jerusalém e do templo ali edificado para que as tribos subissem a fim de dar graças ao nome do Senhor. Essa alegria registrada no salmo deve ser a nossa quando voltamos à casa do Senhor, ou ao lugar reservado para que, juntos, possamos dar graças ao nome do Senhor.
A reunião das tribos, ou, no nosso caso, das famílias com o objetivo de adorar a Deus com ações de graça é parte fundamental do funcionamento do reino de Deus. Mesmo sendo templos habitáveis do Espírito, sozinhos não somos igreja. A ideia original de adoração se faz em união e o Salmo é um lembrete da alegria proporcionada por esse ajuntamento que acontecia em Jerusalém.
Por isso, a frase que inicia o salmo 122 pode ser aplicável aos nossos dias e deve refletir a nossa alegria em estarmos uns com os outros em meio a indefinições, alterações arbitrárias, fecha, não fecha. Ir à casa do Senhor significa entender que primeiramente igreja é corpo, reunião de partes que funciona como um organismo a favor da cabeça, que é Cristo. Você é igreja, habitação do Espírito, quando entende o que é igreja, o ajuntamento das tribos de Deus para darem graças ao nome do Senhor.
SIGA-NOS!