Ser cristão é sinônimo de tornar-se referência. Enquanto caminhamos, as pessoas ao nosso redor esperam ver, em nós, a transformação que só o Espírito Santo faz na vida de um pecador arrependido. E, através da observação de um espelho, somos convidados a relembrar de cuidados essenciais para que sejamos usados e plenamente aprovados pelo Senhor, refletindo Sua Glória no mundo.
Que características existentes neste objeto devem permear nosso proceder para com Deus?
E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. 2 Coríntios 3.18
Assim como um espelho deve estar descoberto para refletir a imagem de determinado objeto, necessitamos de que nada se interponha entre nós e o nosso Deus. O véu que separava o homem de Deus foi rasgado por ocasião da morte de Jesus na cruz. Este gesto, sem par, possibilitou que a Glória do Senhor possa ser refletida em nossa vida. O acesso que temos à Sua presença foi garantido pela morte e ressurreição de Cristo.
Contudo, para desfrutar desta comunhão com o Pai, devemos ter nossa posição definida enquanto filhos de Deus, que realmente se orgulham por tal natureza.
Também é necessário deixar a religiosidade e viver a Palavra na sua essência (Tiago 1.22-25). Conhecer a Bíblia, ter anos de vivência na igreja: não é isso que vai agradar ao coração de Deus. Você tem vivido aquilo que lê nos textos bíblicos ou o que toca seu coração durante um momento de adoração? Suas orações de arrependimento têm sido seguidas de mudanças de atitude?
Muitas vezes, a imagem refletida no espelho não é nítida ou carece de brilho. Pequenas manchas internas, ou até mesmo poeira, dificultam a nossa visão. Assim também, os nossos pecados encobrem o rosto do nosso Deus e as nossas iniquidades nos separam do Senhor (Isaías 59.2).
Se realmente desejamos refletir a sua Glória com todo o brilho e perfeição, faz-se necessário uma busca diária pela santidade e a purificação constante em nossos corações, confessando todas as faltas diante de Deus. Não ache que há pecados “pequenos”, “despreocupantes” (Provérbios 27.19). Atitudes “inocentes” levam a consequências desastrosas.
Mesmo descoberto e limpo, o espelho só é capaz de refletir o objeto para o qual se direciona. O cristão que não está em sintonia com o Senhor corre o risco de refletir outras imagens, diferentes da única que deve ser refletida em seus corações.
Ao direcionar o nosso olhar para o Autor e Consumador de nossa fé, passamos a refletir cada vez mais a Sua Glória, através de nossas vidas (2 Pedro 1.5-9).
E assim, de glória em glória, somos transformados e Sua luz se revela em cada um de nós. Quanto mais ela cintilar, mais Cristo será visto em nós e será conhecido por quem está ao nosso redor.
Como espelho de Cristo é preciso reconhecer as fraquezas, obedecer ao plano de Deus para sua vida, bem como confiar no poder de Deus e não em suas próprias forças.
Que imagens as pessoas têm visto refletidas em sua vida? É tempo de ver neste espelho a Glória de Deus refletida.
SIGA-NOS!