Olá, pessoal! Como vão?
Vim falar sobre Provérbios 31. Há uma informação interessante contida neste capítulo que poucas pessoas realmente reparam. O que me refiro é uma mulher que alguns talvez nem saibam que é mencionada e às vezes tem sua fala confundida como a de outra pessoa, mas tem ensinos muito valiosos. Estou falando da mulher virtuosa? Sim e não. Deixe eu explicar! O capítulo 31 do livro de Provérbios nos introduz a esta mulher:
“Ditados do rei Lemuel; uma exortação que sua mãe lhe fez:”
Provérbios 31:1
Me refiro à mãe de Lemuel. Uma amiga uma vez me introduziu isso e foi como “boom” – uma revelação. Pode não parecer grande coisa, mas a partir deste único versículo podemos ver como um dos textos mais famosos da bíblia (o da mulher virtuosa) nos revela que o caráter de uma esposa também tem a ver com a obediência do filho ao escolher a mesma. Observar caráter cristão, a amabilidade, o temor ao Senhor. E tudo isso são coisas que certamente a mãe de Lemuel observara em todo esse tempo de vida e também vivenciou. É a mãe de Lemuel quem o ensina que escolher uma esposa exemplar também é um modo de firmar sua família e sua casa no Senhor. E quão bom é isso!
Como uma mãe, também vemos na genitora de Lemuel uma sabedoria que só as mães possuem. Por terem passado por muito mais na vida do que nós, jovens. Isso nos mostra que a obediência aos nossos pais também acarreta em bençãos. Eu tenho certeza de que, se Lemuel observou todos esses conselhos de sua mãe, ele possuiu um casamento que glorificava a Deus. E que assim seja também o nosso! Ora, e qual o aprendizado que nós tiramos disso? Pois bem, nós aprendemos que devemos escolher um cônjuge baseado na sabedoria de seus pais, combinado aos ensinamentos do Pai. Jamais em desobediência a eles! E, como o cerne do trecho, diria que o que o texto mais ensina é como devemos, garotas, ser e nos desenvolvermos constantemente para sermos boas esposas. Seremos ferramentas de Deus para abençoar nossos maridos se assim procedermos. (Pv. 31.23) E todo bom homem lidera suas esposas para mais perto de Deus, as possibilitando ser mulheres virtuosas. É um trabalho conjunto onde o casal cresce para a glória do Senhor.
Em resumo, diria que a mãe de Lemuel, mesmo tendo tido pouco destaque na Bíblia neste trecho, ensinou muito. Tanto a homens quanto a mulheres. Nos deixou ensinamentos valiosos, dignos de uma verdadeira mulher virtuosa, à qual eu também quero me assemelhar um dia. Que o Senhor seja louvado por ter inspirado sua vida e suas palavras para nos ensinar!
[Texto originalmente publicado em projetopuritanas.com – adaptado – Camilla Vieira]
SIGA-NOS!