Fala, galera! Tudo na paz?
Na semana passada, começamos um estudo sobre o livro de Filipenses. Caso você tenha perdido o post do primeiro capítulo, leia-o clicando aqui. Agora vamos falar um pouco sobre o capítulo 2. Mas, antes, é recomendável que você faça a leitura completa dele.
• Unidade na fé
Repare que o apóstolo Paulo fala muito sobre unidade cristã e chama os irmãos a serem um só em Cristo.
completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.
Filipenses 2:2
Ele dá uma fórmula pela qual podemos prosseguir para este alvo. Não sejamos vaidosos, ou egoístas, ou individualistas, cuidando apenas das coisas que interessam a nós mesmos; pelo contrário, devemos ver nossos irmãos como superiores a nós, em submissão mútua.
Ele dá um belíssimo exemplo para isso:
Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
Filipenses 2:5-7
Veja que Cristo, em sua missão aqui na Terra, na primeira vinda, não veio como o poderoso rei que a maioria dos judeus esperava. Ele foi o filho de um carpinteiro. Foi humilhado terrivelmente, mesmo sendo o próprio Deus. Em qualquer momento de seu sofrimento ele poderia ter bradado “Olha, já chega, acabou a palhaçada!!” e interrompido tudo, afinal ele é Deus. Mas não, ele preferiu se por como servo. Se assim foi com nosso mestre, seja conosco também.
• Salvação em ação
O sofrimento de Cristo garantiu nossa salvação. Mas ela não é algo a ser posto num pedaço de papel e guardado no bolso, pra tirar no dia do juízo final. Nossa salvação é dinâmica e Deus, através de Paulo, nos chama a para a colocarmos em prática, o que podemos fazer pela graça do Espírito Santo que em nós habita.
Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,
Filipenses 2:12
Viver para a glória de Deus é como manifestamos a nossa salvação. E, assim, testemunhamos de Cristo para o mundo.
para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,
Filipenses 2:15
Sabe aquele tipo de crente que nunca fala de Cristo em lugar nenhum e ninguém nem sabe que é crente? Pois é, não rola. Não é verdade que a estrela brilha mais forte quanto mais negro está o céu? Pois então, é assim que somos chamados a manifestar a luz de Jesus em nossas vidas. Quanto mais o mundo o despreza (e nos despreza), mais devemos viver para Ele.
É claro que há muito mais a se falar sobre Filipenes 2, mas estes são os pontos que mais me chamam atenção. Perceba como o chamado à humildade e ao testemunho se ligam ao discurso de sofrer por Cristo sobre o que Paulo fala no capítulo 1. Sofremos em abrirmos mão de nós mesmos por amor do Senhor. Mas sejamos alegres por isso, pois é graça de Deus que o possamos fazer (Fp 1.29).
Semana que vem continuamos no capítulo 3.
Forte abraço e produza frutos!
SIGA-NOS!