Todos nós vivemos altos e baixos, períodos que Deus permite passarmos por algum propósito maior. Ninguém terá uma vida livre de preocupações. Nos últimos dias muito tem se ouvido falar da pandemia do coronavirus, mas o que Deus espera de nós nesse momento?
Vocês, inexperientes, adquiram a prudência; e vocês, tolos, tenham bom senso.
(Provérbios, 8.5)
O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.
(Provérbios, 22.3)
Acho prudência uma das coisas que Deus mais nos estimula a buscar. Está fortemente atrelada à sabedoria e é sinônimo de sensatez. O Senhor nos concedeu uma mente complexa com alta capacidade de raciocínio. A questão é: a usaremos em função do bem? Pois como dito nós versículos acima, é necessário que sejamos prudente e tomemos precauções frente a perigos. Se há o que fazer para evitar, faça! Deus é soberano no final das contas, mas a você cabe fazer o que é certo.
Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.
(Tiago, 4.17)
Acima de tudo, se você já entendeu que Deus nos alerta sobre a prudência, agora precisa entender que não deve temer. Deus é soberano. Ele ouve orações, ele tem propósitos maiores que os nossos e nunca perdeu o controle de tudo.
O Senhor assentou-se soberano sobre o Dilúvio; o Senhor reina soberano para sempre.
(Salmos, 29.10)
Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.
(Habacuque, 3.17-18)
Confie em Deus e seja prudente! O real controle está mas mãos Dele!
SIGA-NOS!