Compreender qual o propósito para nossas vidas pode ser trivial. Quando penso em propósito na vida cristã, penso principalmente em qual serviço/ministério/lugar Deus quer me usar, mas como propósito de vida num todo, isso acaba se estendendo para outras decisões. Sem mistérios, nosso principal direcionamento pra saber se estamos no caminho de Deus ou não é saber se ele é santo ou não. Se você for arraigado na Palavra, tiver sabedoria, vai ser fácil distinguir se algo é santo ou não, mas também existem algumas situações para se escolher entre opções santas, sem erros propriamente – como enxergar o caminho certo, então?

Por vezes, vamos ter algumas dúvidas ao fazer escolhas, então queremos respostas claras de Deus. Seria ótimo se viessem palavras escritas nas nuvens com a clara resposta da sua oração, mas não é assim que funciona. Acho isso bom, faz parte do plano do Senhor para o tipo de caráter que ele quer produzir em nós. Heber Campos Jr. diz “Ele não quer que vivamos por vista, mas por fé.” (2 Co.5.7). Temos que fazer escolhas, às vezes, confiando que o Senhor estará à frente delas depois. Não necessariamente num caminho próspero humanamente falando, mas num caminho que talvez você precisasse trilhar.

“sabedoria é mais miraculosa e sobrenatural do que qualquer profecia e revelação diretamente inspirada. Nesta obra maravilhosa, Deus, progressivamente, transforma o pecador para pensar como ele, com as prioridades, sensibilidades, propósitos, e o amor de Deus. Esse é o maior milagre já realizado pelo nosso Senhor, embora não seja valorizado como tal por uma igreja faminta por sinais e maravilhas tangíveis.”(Petty, Step by Step, p.149)

Talvez o cerne da questão seja buscar sabedoria. Afinal, se há algo que Deus deixa claro na bíblia que concede livremente, é ela.

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Tiago 1:5

Às vezes, pode haver uma opção mais adequada ao tempo, às suas habilidades, à sua essência. Não sei qual seria o ponto, mas Deus sabe, e ao conceder sabedoria, ele partilha do tipo mais supremo de conhecimento para que sua glória seja revelada através de nossas vidas. A nós cabe fazer decisões, agir e por em prática o que aprendemos.

Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. (Tiago 2.17)

Vejo esse versículo mais atrelado à questão dos frutos que vêm com a salvação, mas também é ótimo para nos ensinar que às vezes precisamos de mais atitude. Deus espera que sejamos pessoas frutíferas, com isso, diria que ele não quer que esperemos sentados enquanto ele toma decisões sobre nossa vida, mas que estejamos atentos aos seus ensinamentos, com a sabedoria que dele pedimos e adquirimos, agindo através dela. Sendo assim, Deus nos dá as diretrizes e nós damos os passos.

 

 

Se gostou do post, dê uma olhada na minha série “Propósitos” em projetopuritanas.com