Oi oi!

Estava eu participando do culto de jovens no último sábado em minha igreja quando durante o louvor, de olhos fechados, me vi andando num vale de ossos secos. Eu andava brincando e chutando os ossos como se não me importasse de estar ali.

Eu obviamente fiquei assustada e comecei a orar pedindo que o Senhor me desse entendimento do que aquilo significava. Lembrei na hora de Ezequiel 37 onde o cenário é exatamente esse: um vale de ossos secos.

“Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor. Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.” Ezequiel 37:1-14

Graças a Deus eu nunca vi um vale de ossos, mas os filmes estão aí pra nos ajudar a ter uma noção do que isso poderia ser. A verdade é que sempre que penso nesse vale, imagino um cenário sombrio e de desesperança. Quantas vidas perdidas?! Quantos sem ter um sepultamento digno?!

Diante disso, como poderia eu, na visão, caminhar entre os ossos e chutá-los como se não significassem nada?

Em oração o Senhor me trouxe um arrependimento profundo e me fez entender que esse tem sido o meu comportamento (e talvez o seu) diante de uma sociedade que morre a cada dia. Em vez de olhar ao redor, perceber o caos e ouvir do Senhor o que Ele quer que faça (profetize), estamos acostumados com o vale e insensíveis as mortes diárias ao nosso redor. Não falo apenas de mortes físicas, que infelizmente continuam aumentando todos os dias, mas também sobre a morte espiritual.

Quando foi que nosso coração ficou insensível a ponto de não perceber que este é o cenário de morte?

Quando foi que ficamos surdos diante da ordem do Senhor para que profetizemos diante do caos?

Quando foi que nos distraímos e nos acovardamos?

Não sei o “quando”, mas foi neste mesmo momento que paramos de ver milagres diários correspondendo ao ide e outros tanto recebendo a salvação.

Nós precisamos acordar!

O Senhor não levou o profeta para um tour no vale por acaso. Ele não desperdiça recursos. Ele sempre tem um propósito. Se Ele te permitiu ver o caos é pra que você se posicione diante dele e use a autoridade que Ele te deu para devolver vida, significado e propósito para essas pessoas.

Que essa palavra toque profundamente o seu coração, tal como fez comigo. Que não seja algo emocional apenas, mas que gere frutos e posicionamento. Carregamos uma mensagem que não pode ser esquecida. Não podemos nos calar.

Que Deus abençoe vocês!

Até Terça

=)