Quem não tem problema com ansiedade? Vivemos dias onde temos ouvido relatos de centenas de milhares de pessoas que têm desenvolvido vários transtornos físicos e mentais decorrentes da ansiedade crônica.  Talvez você seja uma dessas pessoas, talvez alguém de sua família ou próxima a você esteja lutando contra esse problema, gostaria de incentivá-lo – querido leitor – a irmos juntos até o final desse post na esperança de trazer algum alívio e incentivo para combatermos esse mal.

O que é a ansiedade? Excesso de futuro. Em resumo deixamos de viver o presente para nos preocuparmos com o futuro, certo nível de ansiedade é natural e até saudável para todas as pessoas, porém quando ela vem em excesso (se torna crônica) acaba nos atrapalhando em todas as áreas da vida: saúde, relacionamentos, trabalho, família, igreja, estudos, etc.

Mas o que a Bíblia diz sobre isso? É possível vencer a ansiedade? Quais armas usar para lutar contra esse problema?

Pensando nisso separei alguns versículos para que possamos meditar. Anote-os e leve-os consigo, guarde-os no seu coração, escreva-os e espalhe-os em sua casa – se preciso for, memorize-os, pregue-os para você quantas vezes forem necessárias, aproprie-se das promessas e Palavras de Deus para vencer a ansiedade.

Minha oração é que este breve artigo traga edificação e alívio a todos àqueles que estão lutando contra a ansiedade. Municie-se com essas verdades:

 

  1. “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
    Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”  (Fp 4.6-8).

  2. “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma” (Sl 94.19).

  3. Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11.28-30).

  4. Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31).

  5. “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra” (Sl 121.1-2).

  6. “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé!” (Lc 12.25-28).

  7. “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6.34).

  8. “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem” (Sl 23.4).

  9. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e ele endireitará as suas veredas” (Pv 3.5-6).

  10. “Busquei o Senhor e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores” (Sl 34.4).

  11. “A tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado” (Rm 5.3-5).

  12. “Podemos, pois, dizer com confiança: ‘O Senhor é o meu ajudador e por isto não temerei. O que me podem fazer os homens?’” (Hb 13.6).

  13. “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12.9).

  14. “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa” (Is 41.10).

  15. “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho” (Sl 32.8).

  16. “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra” (Sl 34.19).