Para entender a doutrina bíblica da criação é preciso ter em mente que Deus criou o universo inteiro do nada (Gênesis 1.1). Isso significa que antes do Senhor ter começado a criar o universo, nada mais existia exceto o próprio Deus.
Como consequência disso, nenhuma matéria do universo é eterna. Tudo o que vemos veio à existência quando Deus os criou. Isso nos lembra que Deus governa toda a criação e que nada no universo deve ser adorado a não ser Deus.
Deus Pai foi o agente primário no ato iniciador da criação, mas o Filho e o Espírito Santo também foram ativos. O Filho é descrito como Aquele por intermédio de quem a criação se deu (João 1.3). E o Espírito Santo é tido como quem estava completando, preenchendo e dando vida à criação de Deus (Ezequiel 37.14).
O propósito de Deus na criação é, em Sua infinita sabedoria, glorificar a Si próprio. Toda a criação foi feita para mostrar a glória de Deus. Mesmo partes inanimadas do universo testificam a grandeza de Deus (Salmo 19.1).
Deus é distinto de Sua criação. Ele não é parte dela, pois foi Ele quem a fez e a governa. A criação é continuamente dependente de Deus para existir e funcionar (Jó 12.10 e Colossenses 1.17).
Ao afirmar que Deus criou o universo para mostrar Sua glória, é importante frisar que o Senhor não tinha a necessidade de trazer à existência o universo. A própria Trindade supre perfeitamente a glória que Deus merece receber. A criação do universo foi um ato de Deus totalmente livre; isto é, não era um ato necessário, mas foi algo que o Senhor escolheu fazer (Apocalipse 4.11).
As criações do homem (Gênesis 2.7) e da mulher (Gênesis 2.21-22) mostram que, mesmo sejamos parecidos com animais em aspectos do corpo físico, temos características que nos fazem muito diferentes deles. Fomos criados à imagem de Deus (Gênesis 1.27), ou seja, somos o ponto mais alto da criação, mais parecidos com o Senhor do que qualquer outra criatura e designados para governar o restante da criação (Gênesis 1.28).
A doutrina da criação nos lembra que Deus é soberano sobre o universo que criou. Ele o fez por completo e é Senhor sobre todas as coisas que nele estão.
SIGA-NOS!