Graça e paz. O ser humano nasce com a necessidade de sentir-se incluído num grupo com o qual tenha afinidades. Isso é naturalmente suprido pela família, na maior parte dos casos. Com o passar dos anos, diferentes circunstâncias moldam a personalidade, fazendo com que a pessoa busque aceitação em outros grupos de indivíduos que tenham traços de comportamento similares. Daí vem a formação de amizades, tribos urbanas, sociedades, entre outros tipos.
Para o cristão, essa necessidade de inclusão em grupo de afinidade pode refletir na escolha da congregação na qual ele fará parte. Aí vem uma grande variedade de possibilidades: há quem se identifique com o presbiterianismo. Também tem quem prefira o pentecostalismo. Ou pode ser que escolha o ramo batista.
Quanto às igrejas, independente da doutrina seguida, há um ponto que precisa ser atentado. Enquanto cristãos, somos parte da família de Deus. Não é necessário possuir uma série de requisitos para sentir-se incluído como filho de um Pai de amor – o único necessário é reconhecer Jesus como Senhor e Salvador e, consequentemente, arrepender-se das antigas práticas. Ele nos ama incondicionalmente, ainda quando ousamos desobedecê-Lo.
Ainda assim, na condição de família divina, não podemos deixar de lado a verdade de que a submissão à vontade do Senhor é o caminho mais acertado para que a intimidade com Ele seja alcançada.
Podemos encontrar (e conhecer) a Deus pela leitura da Sua Palavra. Nela que encontramos resposta para nossos anseios e direção a todo caminho que tomarmos. Os profetas e apóstolos foram usados por Deus por haver em seus corações o desígnio de ter contato direto com o que o Senhor os ensinava.
Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito. Efésios 2.19-22
Para alcançarmos um nível mais elevado de fé, Deus precisa ser o alicerce de nossas atitudes. As ferramentas para conseguirmos este padrão de fé estão disponíveis. Basta colocarmos em prática.
Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!
SIGA-NOS!