E aí, galera. Tudo jóia? Para encerrarmos esta breve série de estudos sobre a depressão (se você perdeu os outros posts, pode dar uma checada aqui e aqui também), é de suma importância entendermos como o Senhor se faz presente durante o momento de crise.
Temos a tendência em achar que Deus fica alheio à pessoa que sofre com a depressão. “-Se está passando por isso é porque aprontou tanto que nem Deus quer resolver os problemas dela.”. Esse pensamento absurdo, como vimos em outra oportunidade, pode sim surgir dentro da própria igreja. Onde que o Senhor não se importaria com o sofrimento de Seus filhos? Nesse mundo frio e tenebroso que habitamos muitas vezes é só Deus quem se preocupa conosco. Não se iluda com uma opinião diferente dessa.
O grande X da questão é nos darmos conta de que tudo que aprendemos a respeito da soberania e amor do Senhor deve ser colocado em prática justamente quando tudo está desabando em nossas cabeças, e não só nos breves instantes de paz que vivemos.
Sabemos tantos versículos que falam do cuidado de Deus, cantamos versos que tratam do carinho que o Pai tem por nós. Mas e na hora do aperto? É difícil nos colocarmos na condição de descanso. A grosso modo, agimos como uma pessoa que se afoga numa piscina sem notar que seus pés conseguem tocar o chão.
A maior dificuldade que enfrentamos é a de focalizar nossos sentidos não nas circunstâncias adversas, mas no Deus que supera todo e qualquer problema que o ser humano possa passar. Mais do que isso: é desejo do coração dEle que administremos as crises depositando nossa fé unicamente nEle.
Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu. Salmo 42.11
Encontrar conforto na dependência do Senhor é a resposta que podemos dar à depressão. Através da fé podemos combater esse mal e ao mesmo tempo fechar as brechas que permitem que ele tenha chance de voltar.
Coloque no coração que as provações que passamos são oportunidade que temos de ter o caráter e a fé aperfeiçoados através do Espírito Santo em nós.
Ora, o Deus de toda graça, que em Cristo vos chamou à Sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 1 Pedro 5.10
Por mais que a dor tente tapar nossos ouvidos, devemos ter na memória a voz do Senhor que diz incansavelmente que nos ama.
Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!
SIGA-NOS!