No último domingo recebi um comentário de um leitor do blog. Qndo li pensei…. vixi… preciso escrever bastante nesse… hehehe. Demorei pra responder e hoje cheguei da faculdade, conversei com meu 2º amor maior (Fran linda!) e resolvi responder. Embora sejam 01h50 e eu tenha q acordar 07h00, acredito q valeu a pena. Estava devendo mesmo pro Lucas (q escreveu o comentário).

Achei q também abençoaria algumas pessoas e por isso resolvi postar o comentário e a resposta. Abração pro Lucas!
Um bju e um kju! Segue abaixo:

“Oie eu tenhu 14 anos vou fazer 15 em novembro faz um ano de uma eternidade q eu amo a filha do pastor da minha igreja mas, ela começou a se aproximar de mim esse ano e eu kero namorar com ela. Ela tem 18 anos.
Pow ta certo q eu sou novo mas, meus planos são assim:
Irei casar depois de 5 anos no máximo. Claro um namoro com bastante sigilo e agora eu vou fazer vários cursos técnicos. Blz.
Pego serviço só com 16. Quando fazer 16 vou arruma um trabalho bom, tipo ganharei uns 1.200, com o dinheiro eu pago minha facul e guado o resto pro casamento. Até meus 18 anos ja consegui o dinhero da faculdade. Pago ela faço. São 5 anos. Vou casar com 19 com o dinheiro q guardei ai eu termino a faculdade viro profissional na área e vou tira uns 15 mil. Dou entrada numa casa, num carro e vou me erguendo. Depois vou comprar uns terrenos fazer uns barracão e alugar. Vou tirar uns 3 mil no mes dele e com isso da pra eu viver. Claro irei passa por aperto mas, vou sobreviver.

Calma, calma sei q estou mto novo! Mais quanto mais tempo eu namora é melhor pq ai eu conheço a pessoa e tenho certeza do q kero e eu e ela tem mta coisa a q aprender juntos.”

Lucas
Referente ao post “Qual é a idade certa pra namorar?

…. e viveram felizes para sempre…. hehehehe
E ae Lucas! Cara, me impressionei por vc ter a vida planejada! Isso é rarissimo em jovens da sua idade! Vc tá no caminho certo e quero te incentivar a continuar dessa forma mas, vamos filtrar seus pensamentos:

75673473A biblia nos diz:
“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. (Tiago 4:13-16)

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.” (Lucas 14:28-30)

Deu pra entender né? Vc não pode imagina o qnto vai ganhar desde já. O mundo é muito competitivo. Vc dizer q com 16 anos vai ganhar R$ 1.200 é meio fora da realidade. Muitos pais de familia gostariam de ganhar isso. Dizer q após a faculdade vc receberá R$ 15 mil é muito fora da realidade. Médicos recém formados não ganham isso. Obviamente não digo q vc não irá conseguir, estou dizendo q vc tem q pensar: “E se não der certo?”

idade_namoro

Vc já conversou com pessoas mais velhas (vividas e experientes) sobre seus planos? Com certeza eles te ajudarão muito! Poderão te encaminhar e abrir os olhos para coisas q hj vc ainda não vê.
Continue investindo em seu futuro! Escreva em um caderno e exponha ao SENHOR. Com certeza ELE irá te direcionar com muita sabedoria!

Sua visão não pode ser “sobreviver” e sim “viver”. Viver e viver bem! Não falo da teologia da prosperidade pois abomino isso. Digo q se vc trabalhar bem, o SENHOR te acrescentará tudo o q vc precisa. Se vier dificuldade, é para q vc se aproxime DELE.

Quanto ao fato de vc dizer “quanto mais tempo eu namora é melhor”, te digo: “Está errado!”. Pq? Simples! Vc será tentado. Algumas pessoas do blog tem conversado comigo justamente pq cairam com suas namoradas….
Não se engane com “conhecer bem a pessoa”, isso vc tem q fazer ANTES DE NAMORAR!
Por exemplo: Se vc for comprar um video-game, vc terá razões do pq comprá-lo. Vc porá na balança coisas como: Diversão proporcionada, qualidade de imagem, jogos, design, e principalmente o preço. Se vc não tem dinheiro, então economizará. Ainda mais se for um video-game caro e o dinheiro saia do seu bolso. Vc não vai qerer pagar caro por algo ruim. De igual maneira o namoro é! Essa é a 2º decisão mais importante de sua vida! Ou seja, é algo muito caro e valioso! Vc terá q analisar muito bem a moça antes de namorá-la (já com o intuito de casar e não de fazer um “test-drive”!). Vc terá q “por ela na balança”: é uma moça q verdadeiramente ama a DEUS? Como é seu caráter? É bonita? (leia mais sobre a escolha aqui e depois aqui)

Meu conselho é: “Economize” (como na analogia do valor do game e do valor da sua escolha)! Aguarde mais um tempo. Ainda é muito cedo! Mesmo vc se ache maduro, é necessário “viver mais”. Existem coisas q só os anos ensinam. Vc aprende vivendo! Namoro é algo q exige muita maturidade e responsabilidade, não é só romance. Talvez ao ler isso seu coração diga: “Ah! Nada a ver!!!” Mas, posso te dizer com toda a segurança do mundo: “TEM MUITO A VER!!!!”. Espero não estar “falando para ouvidos surdos”.

Eu esperei bastante tempo pra namorar pois entendi a seriedade do namoro e o depositei totalmente na presença de DEUS. Hoje colho frutos maravilhosos da minha espera. Aliás, vc só está falando comigo devido a meu namoro. O blog q, pela única e exclusiva misericórdia de DEUS, tem abençoado vidas, nasceu devido a meu namoro com a Fran. Aqui coloco o q aprendi e o q tenho aprendido junto com ela.
DEUS foi fiel pq entendi q “meu” (entre aspas mesmo pq é DELE!) namoro é pra glória DELE. Dessa maneira, criei o blog como um meio de abençoar vidas e levá-las pra mais perto de DEUS. Cara! Isso me faz muito feliz!!!

Se vc realmente quer ser abençoado por DEUS nessa área, te aconselho a esperar. Acalme seu coração e invista seu tempo em sua profissão e principalmente e acima de tudo em sua intimidade com DEUS! Não busque intimidade com alguém sem antes buscar intimidade com ELE! Tranque-se no quarto e busque-O! Conheça-O, adore-O, agrade-O!!! (qnto “O”!! hehe).
Apaixone-se primeiro por ELE. Ame-O acima de qqer outra menina! Já disse a Fran q se ela me amar mais do q ama a DEUS é sinal q tem algo muuuuuuito errado!

ELE é apaixonante, ELE é fantástico, ELE é maravilhoso, ELE é cativante, ELE é cheiroso, ELE é amável, ELE é o rei da glória, ELE é teu pai, ELE é teu mestre, ELE é o DEUS todo poderoso, ELE é o dançarino dos dançarinos, ELE é digno de honra, ELE é o rei da glória!!!! De sua doce e apaixonante voz vem a vida, de SEUS olhos flamejantes vem o amor, de SEUS profundos e ternos braços vem a misericórdia e a segurança! ELE é, ELE é, ELE é!!!!
Quer um DEUS mais absurdamente apaixonante????

Vai, corre, se embriaga na presença DELE, se enche da graça DELE e percorre as nações declarando sua glória!

Lucas, no tempo certo ELE te dará alguém (pode até ser essa moça) q vai te surpreender a cada dia, a cada atitude, a cada oração e lágrima, q te levará mais perto DELE q é digno de toda adoração! Sou testemunho disso! A Fran, querida e agraciada flor q o SENHOR me deu, tem me surpreendido e levado pra mais perto do meu amor maior: JESUS CRISTO!

Abração cara!
Fica firme! Se precisar estamos ae!

No amor de JESUS,
Fernando Ortega.
Adoração apaixonada ao PAI!
Salmo 24

Leia mais post sobre Namoro Cristão aqui.

Comente!