A Bíblia nos diz que “os céus declaram a glória de Deus, eles proclamam o trabalho das suas mãos” (Sl 19.1). Todos os céus, com seus astros e estrelas, foram criados para manifestar a glória de Deus. Toda a criação revela sua glória! Se tivermos olhos e prestarmos atenção, poderemos enxergar algo da beleza do Criador em sua criação.
Um dos participantes mais majestosos de toda criação é o Sol. O Sol é uma estrela posicionada a aproximadamente 150 milhões de quilômetros da Terra. Nesse texto, gostaria de apresentar algumas meditações simples de um leigo sobre o Sol e sobre como esse astro nos apresenta a glória de Deus.

O Sol é o centro do nosso sistema solar e inúmeros corpos celestes gravitam em torno dele. Sem o Sol, nenhuma vida poderia subsistir no nosso planeta, pois ele nos dá luz e calor. Toda fotossíntese e produção de oxigênio, depende da luz solar. Todo ciclo da água, desde a evaporação até a formação de chuvas depende da energia cedida pelo Sol. Da mesma forma, o Senhor Jesus é o centro de todo universo e de toda história. Ele é o “Soberano dos reis da terra” (Ap 1.5) e comanda toda história com soberania. O propósito de Deus é congregar em torno de Cristo todas as coisas (Ef 1.10). A Bíblia também diz que “Tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele” (Cl 1.16-17). Ele sustenta todas as coisas pela palavra do seu Poder (Hb 1.3) (até mesmo o Sol). Sem o poder do Senhor Jesus, todo universo se desintegraria, assim como a vida no sistema solar seria destruída sem o Sol.

O sol irradia energia por meio de um complexo processo de fusão nuclear, no qual há conversão de Hidrogênio em Hélio e liberação de energia. A todo momento, essa reação ocorre sustentando toda vida em nosso planeta como o pulsar de um coração, batendo a todo instante, nos lembrando do amor sustentador do nosso Pai. Um pouco de imaginação pode nos levar a pensar que o símbolo do gás Hélio formado constantemente na reação de fusão nuclear no Sol é He, que no inglês significa Ele. Talvez a palavra Ele esteja sendo proclamada pelo Sol a todo instante, como uma declaração de amor do Pai pelo Filho e um lembrete constante da preeminência de Cristo em todas as coisas e de toda sua obra por nós.

Pelo menos por duas vezes a Bíblia nos diz Deus interferiu no movimento do Sol, ou melhor, no movimento dos corpos ao redor dele. A primeira é em Josué 10.12, para que Israel tivesse vitória sobre os seus inimigos. A segunda é em Is 38.8, como sinal de que havia curado o rei Ezequias de sua enfermidade. Deus comanda os mais majestosos astros celestes em nosso favor. Pense sobre como é grande seu poder. Paulo nos diz que esse mesmo poder opera em nós e usa superlativos para o descrever: “A sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos” (Ef 1:19).

A palavra de Deus também usa o Sol para nos ensinar sobre Senhor Jesus ao nos falar da sua segunda vinda em glória. Assim como o Sol traz luz ao nascer, Ele é o “Sol da justiça que se levantará trazendo cura em suas asas”, (Ml 4.2). Quando Ele retornar, dele sairão raios de justiça contra seus inimigos (Ml 4.1) e haverá cura para aqueles que nEle esperam (Ml 4.2).

Em Salmo 30.5 está escrito que “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Lamentações 3.22 e 23 nos diz que “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã”. O nascer do Sol diariamente nos lembra portanto da graça e da misericórdia de Deus sempre presentes e dos livramentos que só Ele pode nos dar.

Isaias nos diz que no fim de todas as coisas “O sol não será mais a sua luz de dia… pois o SENHOR será a sua luz para sempre; o seu Deus será a sua glória… O seu sol nunca se porá…. porque o SENHOR será a sua luz para sempre” (Is 60.19 e 20). Isso indica que um dia o Sol terá ‘cumprido sua missão’ e a própria glória de Deus nos iluminara e nos encherá de vida. Ali veremos o Senhor face a face e o Sol não precisará mais nos ensinar sobre Sua majestade.

E quanto a você, prezado leitor? Há algo no Sol ou em algum outro aspecto da criação que te lembre da glória de Deus? Se se sentir à vontade, compartilhe conosco nos comentários. De qualquer forma, oremos para que Deus nos dê olhos para enxergar sua beleza em toda a criação!

Comente!