Um novo ano nos traz novas esperanças, novas metas, novo ânimo. Fazemos nossos balanços/retrospectivas e projetamos um ano melhor. Acredito que todos nós fazemos planos, alguns em maior, outros em menor escala, mas todos nós planejamos.
A pergunta que gostaria de fazer é: Nossos planos/planejamentos para esse ano incluem Deus? Pensando nisso gostaria de dar algumas sugestões para que tenhamos um 2019 produtivo.
1) Ler a Bíblia toda em 1 ano:
A Bíblia é a Palavra de Deus, é Deus falando conosco. Ela é o nosso manual de regra e fé. Encontramos nela a vontade de Deus, os atributos de Deus, através dela temos nossas vidas transformadas, santificadas.
- A Palavra é inspirada por Deus, ensina a maneira certa de viver.
“Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” – 2 Tm 3.16 - Provamos que Amamos a Deus obedecendo a Palavra.
“– A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama.“ – Jo 14.21
“Porém, se obedecemos aos ensinamentos de Deus, sabemos que amamos a Deus de todo o nosso coração. É assim que podemos ter certeza de que estamos vivendo unidos com Deus:” – 1 Jo 2.5
- Através dela podemos manter nossa vida em santidade.
“Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos.” – Sl 119.9 - Ela é lâmpada para os nossos pés e luz para nossos caminhos.
“A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho.” – Sl 119.105 - A palavra é viva e eficaz.
“Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.” – Hb 4.12
É inevitável que um cristão leia a Bíblia. É uma questão vital. Ela é alimento espiritual. Quer ouvir a voz de Deus? Leia a Palavra em voz alta.
2) Mantenha uma vida de oração:
Na oração você “conversa” com Deus. Jesus deu o maior exemplo de vida de oração. Você pode e deve orar sem cessar: No trabalho, na rua, em casa lavando uma louça, na escola. Mas são orações rápidas, isso é bom. Mas é importante separar um tempo por dia para orar a sós.
A oração não muda a Deus, nos muda. A oração nos ensina a dependência de Deus. Que tal orações de 15 minutos por dia?
Examine sua rotina e veja qual o melhor horário para você conversar com Deus. De manhã? A tarde – após almoço? A noite – antes de dormir?
SUGESTÃO: Se possível, acorde um pouco mais cedo do que o costume e comece seu dia orando a Deus, colocando diante dEle todo seu dia e afazeres.
3) Encontre seu dom/talento e desenvolva-o servindo a igreja local:
Essa “causa” é sua também. Você também é responsável pelo “sucesso” ou “fracasso” da igreja local, sabia disso?
Se você se considera um cristão, com certeza absoluta pelo menos um dom você tem. Como saber? Seu dom é aquilo que vai “queimar em seu coração”.
Você já sabe qual é o seu? Se sim, está investindo nele? Se não, está preocupado em exercê-lo? Sem terrorismo, mas nós seremos cobrados por Deus pelo que fizemos com nossos talentos.
(Confira a lista de DONS em: Rm 12.4-8 – Pai; 1 Co 12.4-11,28 – Filho ; Ef 4.11 – Espírito Santo).
Existe diversidade na unidade. Cristo é O Cabeça da igreja e nós os membros, todos são importantes dentro de nossas funções (1 Co 12.12-17 fala do Corpo e membros).
É importante ressaltar que os dons são para edificação da igreja, não para exaltação do Homem. Exemplos de alguns dons: Socorro aos necessitados, Visita aos enfermos, Intercessão, Pregação, Diaconia, Ensino, Convites – chamar os outros para a igreja.
4 ) Ler bons livros cristãos:
A leitura é um hábito, gostaria de incentivá-lo a criar esse hábito. A leitura nos ajuda muito em nossa caminhada cristã, ler bons livros nos ajudarão a compreender melhor o cristianismo.
Quem sabe uma meta para 2019 de 5 livros (iniciante)? 10 livros? 50 livros? Spurgeon disse “Visite bons livros, mas viva na Bíblia”. A leitura de bons livros não elimina a importância de ler a Bíblia. Ela é a prioridade.
SUGESTÃO: Temos um canal no Youtube chamado Leituras que Edificam onde indicamos bons livros. (clique no nome para conhecê-lo)
Mais algumas considerações:
Escreva suas metas em um caderno/agenda/papel que fique fácil o acesso.
Leia e releia essas metas se possível ao final de cada dia ou semana e faça um balanço (examine-se) se você está progredindo nessa causa.
Como igreja, o que podemos fazer para impactar não só o nosso meio (dentro da comunidade), mas o ambiente externo – o bairro, a cidade, nosso trabalho, as nossas casas?
Lembre-se que essas metas vão nos forçar ou nos condicionar a vivermos uma vida cristã melhor. A repetição vai fazer com que nós busquemos a perfeição / santidade. Com a repetição e análise pessoal, alguns hábitos farão parte de nossa vida e de nosso ser.
Que Deus possa ser o centro de todo nosso planejamento para esse ano. Que nosso 2019 seja produtivo. E que possamos viver para glória de Deus.
Soli Deo Gloria!
SIGA-NOS!