O Google criou um novo serviço chamado Google Latitude . Basta instalar um pequeno programa no seu celular. Com isto seus amigos, familiares ou seu chefe serão capazes de saber onde você está em tempo real. É o sonho de toda namorada (ops…) mulher…. E você não precisa de celular com aparelho de GPS integrado. A tecnologia é capaz de usar dados da operadora com base nas antenas espalhadas pela cidade. Usando este sistema de triangulação de antenas não é possível saber o ponto exato onde você se localiza, mas podemos ver em que região da cidade você está.
Clique na imagem para visitar o Google Latitude.
O mais interessante é que você pode visualizar todos os seus amigos em um mapa e saber por onde eles estão andando. Pode enviar e receber mensagens. Pode ver o mapa com seus amigos no computador. Se você tem uma empresa este serviço será de grande utilidade para localizar os seus funcionários quando eles estiverem realizando trabalhos fora da empresa.
Se você tem filhos ficará fácil monitorar os lugares por onde ele anda. E este serviço não tem nenhum custo. Você só precisa ter um celular compatível com a tecnologia.
Qual o objetivo do Google com isso? Na verdade o Google deseja indexar pessoas e não apenas indexar sites. Em breve teremos um site de busca de pessoas. Isto já é possível através do Orkut, mas o objetivo é saber onde as pessoas estão em tempo real. Isto tornará o serviço de anúncios para celulares um sucesso. As empresas poderão exibir anúncios no celular das pessoas que estão geograficamente próximas de suas lojas.
Funciona no meu telefone?
Google Latitude é um recurso do Google Maps para celular nestes telefones:
* Aparelhos com tecnologia Android, como o T-Mobile G1 (Brevemente)
* Aparelhos iPhone e iPod touch (Brevemente)
* quase todos os aparelhos BlackBerry em cores
* quase todos os aparelhos Windows Mobile 5.0 e acima
* quase todos os aparelhos com Symbian S60 (smartphones Nokia)
* muitos telefones celulares habilitados para Java (J2ME), como os aparelhos Sony Ericsson (Brevemente)
Obs. O Google oferece este serviço gratuitamente, mas poderá haver cobrança pela sua operadora.
Fonte: Dica do dia
SIGA-NOS!