Graça e paz, galera santa! Começamos com o texto bíblico:
Tudo posso nAquele que me fortalece. Filipenses 4.13
Quando você lê esse versículo, o que vem em mente? Que somos fortalecidos em Jesus Cristo, provavelmente. O problema é que alguns (não poucos) crentes enfatizam a primeira parte em detrimento do protagonista da mensagem.
Paulo escreveu um pouco antes que sabia o que era viver sob as mais diferentes circunstâncias (versículo 12). E o texto-chave do post completa esse discurso: o apóstolo podia tudo porque tinha certeza que Deus estava no comando de sua vida.
Voltando para os dias de hoje, vemos igrejas ensinando que os crentes podem tudo. Ponto. Jesus seria o responsável por esses superpoderes que os crentes têm, mas (na cabeça de alguns) o ponto mais importante é o de que os crentes podem fazer tudo. Paulo ficaria assustado (para não dizer triste) com a interpretação que deram ao seu escrito.
O que todo cristão precisa saber é que o Senhor, e não o crente, figura como personagem principal. Ele, em Sua infinita misericórdia, é que nos sustenta. O próprio cristo diz que sem Ele nada podemos fazer (João 15.5). Isso mostra a condição miserável do homem diante da onipotência divina.
As coisas boas e ruins que acontecem no decorrer da vida são formas que Deus escolheu para glorificar Seu nome. Então, antes de posar como pavão ou coitadinho, lembre-se que o Senhor age soberanamente sobre tudo que existe.
Isso nos leva a ter gratidão por tudo (1 Tessalonicenses 5.18), já que os temores foram substituídos pela segurança de que Deus opera em favor de Seus filhos. Como deu para perceber, a fé é colocada em prática (Hebreus 11.1).
Você só pode fazer qualquer coisa porque Deus assim permitiu, nunca por merecimento pessoal. Se fosse por nossos méritos, a única entrega que receberíamos do Senhor seria o juízo por nossos pecados.
Valorize mais a vida que tem, já que ela é instrumento para que Deus seja louvado até por aqueles que não O conhecem ainda.
Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!
SIGA-NOS!