Graça e paz, pessoal! Sem delongas, vamos ao texto:
Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam. Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa-o levar também a túnica; dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu, não entres em demanda. Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles. Lucas 6.27-31
O único mandamento trazido pelo Senhor Jesus para nós foi o de amar ao próximo como a si mesmo. Um resultado natural disso é o ato de perdoar. Vários cristãos dizem que são capazes de amar seus irmãos, porém, com suas práticas, demonstram que não estão dispostos a perdoar.
Amar e não perdoar equivale a uma obra inacabada. Se você quer preparar um bolo, começa misturando todos os ingredientes, aquece o forno e despeja a massa numa forma. Mas para que o bolo fique pronto é necessário assá-lo. Há uma complementação de todo processo. Assim é com o amor: seu último detalhe, senão o mais importante, é saber perdoar.
Ora, se Deus soube perdoar a humanidade desde o Éden, consumando Sua escolha por nós com a morte de Seu Filho na cruz, por que nós, buscando ser mais próximos da perfeição do Senhor, não faríamos o mesmo?
Todos têm problemas com as pessoas, pois cada um tem sua maneira de agir e reagir. Contudo, enquanto cristão, preciso provar com minhas ações que não ajo conforme a má expectativa que existe no coração humano. Quando sou tratado mal, não preciso retribuir com maldade. O mesmo vale quando me omitem ajuda: eu não preciso ser omisso com os outros.
Deus nos chamou para sermos diferentes do mundo (e, logicamente, semelhantes a Ele). O egoísmo ensina a pensar em nosso próprio umbigo. O Espírito Santo, diferentemente, nos impele a agir em favor de quem passa por necessidade, independente de quem seja, “bom” ou “mau”.
Você confessa o Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador? Caso sua resposta seja “sim”, o primeiro passo já foi dado. Você deseja amar ao próximo como a si mesmo? Muito bem! Este é o caminho certo.
Agora vá e faça além: perdoe quem lhe fez algum mal. Aja como um verdadeiro discípulo de Cristo. Seja luz!
Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!
SIGA-NOS!