A verdade é que o mistério da iniquidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém. Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda. A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras. Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.
2 Tessalonicenses 2:7-10
Irmãos, hoje nós estamos cercados de correntes religiosas teoricamente cristãs que inserem doutrinas e práticas estranhas no seio da igreja. As Sagradas Escrituras têm sido substituídas pelo “Deus manda dizer”; o sola scriptura, pelo achismo; a salvação pela fé, pelo sucesso profissional e financeiro. Alertas sobre tais questões nunca são demais.
Eu vejo comumente pessoas próximas a mim se maravilhando com “revelações” que lhes foram comunicadas “da parte de Deus” em alguma igreja neopentecostal, porque estão buscando as coisas erradas em seu coração, esperando que Deus trate de certos aspectos de sua vida de maneira sobrenatural, porque lhes parece especial que seja assim.
Acontece, irmãos, que temos que ter cuidado redobrado com isso. O texto acima nos revela que o “perverso” – referindo-se ao anticristo – virá segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras. O que isso significa? Ora, significa que a Satanás foi concedido ter poder para realizar certos feitos que, aos olhos dos homens, são maravilhas. E pra que isso? Para enganar as pessoas que não conhecem a Palavra de Deus, a Bíblia.
“Mas Paulo está falando que isso é pro anticristo, Lucas.” Sim. Mas como o texto traz no início, este espírito do anticristo já está em ação. O anticristo será fortemente personificado em um homem, sim. Porém, quando a Bíblia fala de anticristos, fala daqueles que, movidos por Satanás, se opõem a Deus, de maneira que estas artimanhas já são utilizadas hoje. Ora, nós sabemos que a deficiência dos crentes na Palavra de Deus é enorme, o que favorece essa ação de Satanás em enganá-los. Nåo convém que nos seja assim. Não podemos bater o martelo de que, se algum feito “miraculoso” foi realizado diante de nossos olhos, consequentemente aquele que o realizara é um enviado de Deus para nos transmitir alguma mensagem. Lembremo-nos sempre de que o único mediador que temos já veio e é o próprio Cristo, que ainda se faz presente em nosso meio a todo instante, de maneira que não temos necessidade de que venha outro.
Escrevo este texto não para induzi-los ao ceticismo. Eu, particularmente, sou um pouco cético quanto a estas coisas sobrenaturais; porém não tenho como bater o martelo dizendo que absolutamente elas não existem. O que quero dizer é que nem sempre aquelas coisas que julgamos serem sinais da parte de Deus verdadeiramente o são. A forma de se provar um discurso nos nossos dias não é procurando se ele está acompanhado de milagres, e sim se ele está de acordo com a Bíblia.
Um exercício eu vos peço que façam, quando estiverem diante de um destes feitos:
- Qual o propósito desta revelação/milagre? Produz edificação?
- Isto fere algum princípio bíblico ou introduz alguma nova doutrina estranha às Escrituras?
- Isto glorifica a Deus verdadeiramente? Ou está o foco na pessoa que disse/fez?
Se estes pontos tiveram respostas satisfatórias, simplesmente receba a edificação que ela induziu em você e glorifique a Deus por ter tido a oportunidade de crescer espiritualmente.
Deus os abençoe e continuem produzindo frutos!
Forte abraço,
Lucas
SIGA-NOS!