Vivemos em uma época em que cada vez mais o hedonismo se faz presente. Há uma busca frenética pelos prazeres e satisfações mundanas. As pessoas buscam preencher o seu vazio interior com as coisas deste mundo. Porém, nada material é capaz de preencher a necessidade espiritual. Só Deus é capaz de preencher o vazio que existe em cada coração humano.
Ao longo do tempo, “Seguir a Jesus” tornou-se vazio de significado bíblico e passou a receber o significado do próprio autor. Criou-se um modelo confortável de vida cristã, e chamaram de “evangelho”. Meu desejo é refletir sobre o significado bíblico, do que vem a ser seguir a Jesus.
O primeiro grande chamado: Venha, Siga-me.
Não é de surpreender que seguir a Jesus seja custoso. As melhores coisas da vida sempre são. – Louie Giglio
Jesus chamou os seus discípulos e usou a seguinte frase “siga-me”, mais de 20 vezes na Bíblia. Podemos observar no evangelho de Mateus, lemos que eles deixaram as ocupações e as famílias para segui-lo. Mateus 4:20 NVI diz, “Então eles largaram logo a redes e foram com Jesus. E depois no versículo 22 diz: “…e, no mesmo instante, eles deixaram o pai e o barco e foram com ele.” Há algo profundo em como eles partiram. Os discípulos partiram para seguir Jesus de duas maneiras: imediatamente e completamente.
Eles não hesitaram em sua decisão. Eles não levaram nada com eles. Eles não voltaram para casa para se despedir daqueles que amavam. Eles simplesmente disseram sim ao chamado Dele. E pelos três anos seguintes, eles fizeram tudo com Jesus.
Muitos dirão que o que os discípulos fizeram foi radical e exagerado. E foi. Seguir alguém que apenas falou com eles, alguém que não viveu em um palácio como um rei deveria, alguém que cresceu como eles e alguém que veio servir é extremo. No entanto, eles foram atraídos pelo Todo Poderoso a segui-lo. Havia uma força inexplicável e desconhecida que os puxou para Jesus.
O que ou quem você está seguindo? Todos seguimos algo ou alguém. Pode ser os ensinamentos de uma pessoa, um legado da família ou uma filosofia espiritual. Nossa devoção está em algum lugar; temos apenas que admitir onde está.
Como seguidores de Cristo, o Alguém que devemos seguir é Jesus. Mas muitas vezes ficamos confusos sobre o que isso realmente significa para nós aqui na terra. Se você perguntar a dez pessoas o que pensam sobre seguir a Jesus, há uma boa chance de obter dez respostas diferentes! A maioria das respostas terá a ver com nossas ações: viver boas vidas, ser gentis, demonstrar amor, ir à igreja, ler a Bíblia, alimentar os pobres.
Há pessoas que lhe dirão o que você não deve fazer também: xingar, enganar, mentir, roubar, machucar pessoas, julgar alguém. “Seja uma boa pessoa”, elas dizem. Depois, haverá alguns poucos que lhe dirão que o custo de seguir Jesus está em dar a sua vida, para que Ele possa viver através de você. E o que eles estão sugerindo é uma rendição total a Jesus.
Vamos mergulhar no que significa entregar nossa vida a Jesus enquanto O seguimos nesta terra – viver nossas vidas tão profundamente conectadas a Ele, quer dizer dar adeus a si mesmo, e se tornar uma nova criatura nas mãos de Deus.
Há várias coisas com as quais eu não me preocuparia se fosse viver apenas setenta anos, mas que me preocupam seriamente com a perspectiva da vida eterna. C. S. Lewis
Talvez você possa perguntar o que ganhará com isso, bom, você será justificado por meio do sacrifício de Cristo, tornará parte da família de Deus, criatura redimida e aceitas por Deus, será chamado filho de Deus, terá poder para buscar a santificação, ou seja, ter uma mudança progressiva do seu caráter.
Salmos 119:9 – De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.
Comprometa-se com Cristo. Ele te chama a se arrepender dos seus pecados e responder a esse chamado com Fé.
Medite sobre isso durante o dia, avalie a sua vida e questionasse se de fato, você é um seguidor de Jesus.
SIGA-NOS!