“[…]Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens.”
Em tudo o que vemos na bíblia, podemos dizer que Jesus foi sempre o mesmo. Ele nunca mudou pra pior ou mesmo pra melhor, porque ele é o melhor em si. Os discípulos reconheciam a autoridade, a integridade e a fidelidade de Cristo sendo homem, Filho de Deus, e assim disseram no versículo acima. Que exemplo é Cristo!
– Íntegro
– Segue a verdade
– Não é influenciável
Não importavam circunstâncias, ele não mudava suas atitudes para que homens fossem agradados, mas seguia lealmente os ensinamentos de Seu Pai. Nós, humanos, temos tendência de absorver o que vemos, nos comportarmos de acordo com outros e agirmos por nossas vontades, Jesus não. Seus discípulos sabiam que podiam confiar plenamente que suas respostas viriam de Deus e como verdades celestiais, porque ele era íntegro, e gosto dessa palavra porque diz exatamente que Cristo era completo em Deus. Nada lhe faltava, sua conduta era embasada naquilo que agradava a Deus, não em desejos humanos – embora ele pudesse ser tentado assim como nós.
Sabe por que Jesus era assim tão completo e irrepreensível? (Sim, ele é o Filho de Deus, e o próprio Senhor. Podemos ir mais afundo:) Ainda sendo homem, o coração dele se dispunha para Deus! O primeiro mandamento que ele nos deixa era espelho do seu exemplo em vida.
“[…]Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.”
Era o que Jesus fazia, de toda a sua alma e com todas as forças era alguém que temia ao Pai. E isso o fazia ser sempre o mesmo. Contudo, uma vez que somos falhos e não como Cristo, podemos sim mudar, mas difere no modo. Se eu falho e erro, minha mudança deve ser para melhor, sempre para ficar cada vez mais semelhante a Jesus! Nós podemos, e devemos, mudar enquanto somos pecadores, mas sempre olhando para aquele que nunca mudou, pois sempre foi perfeito em tudo!
SIGA-NOS!