Palavras de Deus x palavras dos homens
Hoje gostaria de conversar um pouco sobre o texto e contexto do salmo 12
Este salmo fala de bajulação, falso elogio, palavras que gente mentirosa fala ( ímpios ), palavras que Deus fala.
Como fala a apresentação do salmo , “ao estilo seminite”, semelhante ao salmo 6, este salmo é escrito para instrumentos de timbre grave, para trazer um clima reflexivo trazendo coerência entre as palavras e a melodia…algo meio “em falta” nos dias de hoje; melodias e ritmos que não combinam com as palavras e palavras que não combinam com o arranjo, melodia, etc
David começa dizendo que os homens bons e fiéis estão desaparecendo…(v.1) Este sentimento é semelhante ao de Elias após sua grande vitória contra os feiticeiros de Baal:
” Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos; porque os israelitas abandonaram tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas pela espada: e fiquei eu, somente eu, e procuram tirar a minha vida“. I Re 19:14
“Cada um mente ao seu próximo, fala com lábios bajuladores e a língua arrogante. Que o Senhor corte os seus lábios bajuladores e a sua língua arrogante…” Sl 12:2,3
Língua arrogante e lábios bajuladores…você já viu isso a sua volta???
“…dos que dizem: Com a língua prevaleceremos, nossos lábios nos pertencem. Quem é senhor sobre nós?” (v.4)
Um episódio da vida de David é interessante e esclarecedor com respeito a prática do que está escrito neste salmo. Em I Samuel capítulos 23, 24 e 25 há a descrição de momentos importantes da vida de David que poderiam lhe trazer vida ou morte. O guerreiro David estava fugindo de Saul que havia sido ” envenenado” por uma canção popular de mulheres que dizia que David era maior que o rei Saul ( cap.18). A partir desse momento, David se tornou o inimigo numero um de Saul e este dispõe de todo seu tempo, exército e estratégia para matá-lo!
A mulher de David, Mical, que era filha de Saul, lhe foi dada por esposa. Isso também era parte de uma estratégia de Saul para tentar “amarrar” David a ele e levá-lo a ser procurado pelos filisteu como inimigo declarado, por ser marido da filha do rei de Israel ( cap.18:21 ); ou seja, um casamento ” armado” pelo rei !
O filho de Saul, Jonatas, se torna amigo de vida e morte de David. A aliança entre os dois é para gerações…quando Jonatas percebe o que seu pai não conseguia perceber, que David seria rei em Israel, pois Deus assim o dissera, torna-se protetor de David contra a perseguição de morte de seu pai contra David.
O Sacerdote Aimeleque foi morto em Nobe, cidade onde estavam sacerdotes do Senhor, oitenta e cinco deles com sua família , mulheres, filhos e ovelhas. Saul mandou matá-los a todos porque David havia passado por lá e recebido de Aimeleque ajuda, mantimentos ( pois estava com fome, ele e seu grupo) e também a espada de Golias ( pois David estava se espada para a luta ). Os soldados de Israel tiveram medo de matar os sacerdotes, então Doegue ,um edomita ( Edom, terra que não tinha a benção de Deus), matou todos os oitenta e cinco sacerdotes e sua família a espada ! Saul entendeu que devia matar os profetas e sacerdotes do Senhor.
David fica sabendo da morte de Aimeleque e dos sacerdotes através de Abiatar, o único que conseguiu fugir com vida daquela matança, e vai a Queila. Esta cidade do povo israelita havia sido saqueada pelos filisteus ( cap.23). David consulta a palavra do Senhor sobre lutar contra os filisteus e Deus diz : Vai e ferirás os filisteus , e livrarás a Queila. (v.2) David peleja contra Queila e os vence, conforme o Senhor dissera.
Porém, após David ajudar Queila, seu próprio povo, ele fica sabendo que Saul descobre seu paradeiro e decide ir atrás dele contando com a “aliança” do povo de Queila, a quem David ajudou ! E David diz ao Senhor: ” Ó Senhor, Deus de Israel, teu servo tem ouvido que Saul procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim. Entregar-me-ão os cidadãos de Queila na sua mão? descerá Saul, como o teu servo tem ouvido? … e disse o Senhor: Descerá!
A sintonia de David com o Senhor realmente era ” fina” !
Sempre haverá diante de nós a palavra de homens, bajuladores, mentirosos, interesseiros, mesmo dentro do povo chamado de Deus !
Sempre haverá o entendimento de homens a favor ou contra homens de Deus, andando de um lado para outro, dependendo de suas conveniências. Isso existe até hoje ! Os negritos que coloquei em todo o texto procuram mostrar o que “os homens ouvem” , ” o que pensam“, ” o que concluem” e ” como Deus fala” ” Como Ele orienta“…
” A língua falsa odeia a quem ela fere, e as palavras de bajulação causam ruína” (Pv 26:28)
” O homem que bajula o próximo prepara-lhe uma rede para os pés” Pv 29:5
” Senhor guarda a minha boca, vigia a porta dos meus lábios” Sl 141:3
Mas aquele(a) que se mantém nos caminhos do Senhor, não a custa de política, bajulação, falso juízo, e nele(a) habita Seu Espírito, e sinceramente busca com simplicidade a vontade e os caminhos do Senhor, bem, este( a) terá livramento e caminho reto e aplainado diante do Pai; não será confundido!!!
PORQUE:
“As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em uma fornalha de barro, purificada sete vezes” Sl 12:6
Quando conseguimos usar nossa língua para adorar a Deus genuinamente, sabemos que ela esta debaixo do Seu controle
” Meus lábios, assim como a minha vida que remiste, exultarão quando eu cantar louvores” Sl 71:23
Lábios (palavras )que estão debaixo do controle do Espírito Santo vão falar de louvor e benção, não de destruição ou julgamento falso.
Termino com as palavras de um cântico muito bonito e inspirado de meu amigo/irmão Asaph Borba:
“O meu louvor é fruto de meu amor por tí Jesus
De lábios que confessam o teu nome
É fruto de tua graça e da paz que encontro em Ti
E do Teu Espírito que habita em mim, que habita em mim…”
Deus abençoe sua língua, suas decisões e suas palavras.
SIGA-NOS!