Paz galera, tudo bem?
Quero agradecer a todos que responderam “sim” ao apelo de orar pela situação da Ucrânia e do Brasil na semana passada! Pelo o que tenho lido as coisas na Ucrânia estão mais intensas, as forças Russas invadiram a Criméia e a Ucrânia planeja revidar, o embaixador ucraniano no Brasil escreveu um texto pedindo apoio ao Brasil e ao restante do Mundo. É… já estamos envolvidos nesta situação! Vamos intensificar ainda mais as orações para que esta guerra não exploda! Amém?
“A oração do justo pode muito em seus efeitos” Tg 5:16
Hoje quero brevemente falar sobre nossa atitude quando recebemos más notícias.
Não é fácil isso… não é mesmo?
Muitas vezes estamos animados, confiantes e com expectativas em relação as coisas, porém, em certos momentos recebemos notícias, ou vemos resultados que não eram os que esperávamos e acabamos nos frustrando.
Por exemplo, um sonho de estudar em tal faculdade, a qual você se dedicou e, infelizmente, não passou no vestibular.
A entrevista da empresa que você queria tanto trabalhar e estava confiante, porém descobre que não foi selecionado.
Uma viagem que você queria fazer e percebe que não terá condições de fazê-la.
Uma pessoa que você gosta e investiu e descobre que a pessoa não sente o mesmo por você e quer ser apenas amigo(a).
Enfim… são muitas as situações em que podemos nos frustrar, e acabamos nos frustrando.
Mas… minha pergunta é: além da frustração o que mais fazemos? Ficamos parados lamentando nosso infortúnio? Deixamos este sentimento nos desanimar em outras áreas da vida? Ou levantamos e continuamos, apesar dos resultados?
Bom, saiba que é normal sentir essa frustração em situações difíceis, porém o que devemos aprender é não deixar que este sentimento nos afete a ponto de nos fazer desistir de outras coisas, até da vida, a ponto de nos tirar o foco.
Por que?
Porque temos um Deus que cuida de nós e que sabe o que é melhor para nós! Muitas, muitas vezes o que Deus quer de nós não é o mesmo que queremos para nós mesmos!
“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.”
Jeremias 29:11
Não estamos isentos de ver resultados ruins, de não atingir objetivos, de não conseguir fazer as coisas, de receber “nãos” das pessoas, de falhar em momentos cruciais… Não estamos isentos disso. Homens podem falhar, amigos podem virar as costas, pais podem nos rejeitar, promessas podem não ser cumpridas, mas Deus permanece o mesmo e, ao nosso lado!
Ele não nos rejeita, apesar de nossas debilidades e fraquezas.
Ele não se esquece de nós mesmo quando nos esquecemos dEle!
Ele não deixa de nos amar mesmo quando escolhemos amar o mundo.
Ele não desiste de nós mesmo quando nós desistimos de nós mesmos!
Ele consegue nos animar e nos trazer esperança novamente, nos levanta e nos coloca na caminhada novamente!
E daí, a esperança renasce, nossas forças são renovadas, nosso ânimo é acesso novamente e voltamos a correr a corrida que nos está proposta!
Sim, em momentos de dificuldades, podemos nos apegar a Ele e confiar que Ele tem nossas vidas em Suas mãos e que sabe o melhor para nós, sabe o tempo certo de todas as coisas em nossas vidas, sabe o que precisamos e não o que queremos, Ele sabe!
Então nestas horas o melhor que podemos fazer é nos voltar para Deus! Não deixar que as situações nos levem para longe dEle! Na Bíblia se olharmos atentamente os homens de Deus iam buscá-lo, também, quando estavam em momentos difíceis. Moisés subia o monte para orar pelo povo quando Deus queria destruí-lo. Daniel orou na cova dos leões, e antes dela, ele orava 3 vezes ao dia. Jesus orou em sua tribulação no jardim, orou até suar sangue. Paulo e Silas cantaram no cárcere, mesmo com várias feridas e num lugar escuro eles cantaram.
Todos eles viram a provisão de Deus, e sabiam que se Deus não os livrasse Ele continuava sendo Deus e confiam nEle!
Podemos então viver situações difíceis, receber más notícias e nessa hora a melhor coisa a se fazer é: se apegar ainda mais a Deus!
Amém?
Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados,
E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.
Hebreus 12:12-13
Por último deixo essa música do Diante do Trono que fala exatamente deste assunto.
Seja ministrado por ela e tenha suas forças renovadas!
Que Deus abençoe e nos dê graça para continuar!
Abração
Com amor,
Samuel Oliveira
Meu Facebook: Samuel Oliveira
Meu Twitter: @samu_oliveira
Meu Instagram: @samu_oliveira
SIGA-NOS!