Assim Moisés e Arão disseram a todos os israelitas: “Ao entardecer, vocês saberão que foi o Senhor quem os tirou do Egito, e amanhã cedo verão a glória do Senhor, porque o Senhor ouviu a queixa de vocês contra ele. Quem somos nós para que vocês reclamem a nós?” Disse ainda Moisés: “O Senhor lhes dará carne para comer ao entardecer e pão à vontade pela manhã, porque ele ouviu as suas queixas contra ele. Quem somos nós? Vocês não estão reclamando de nós, mas do Senhor”.
Êxodo 16:6-8
O trecho acima é relatado logo após a saída dos hebreus do Egito. Na terra, o povo era escravo e tratado com crueldade por Faraó, devido à sua numerosidade. Por meio de Moisés, Deus liberta o povo da escravidão, após enviar as famosas 10 pragas aos egípcios, e guia o povo ao seu destino. Enquanto peregrinavam no deserto, esquecendo-se daquilo que Deus havia feito por eles, das duras penas com que eram punidos sem causa no Egito, e lembrando-se dos pratos apetitosos a que tinham acesso, reclamaram da vida. Eles não tinham comida e ainda não tinham entendido que Deus os sustentaria, como já tinha feito diversas vezes de forma milagrosa. Assim, murmuraram, desejando que Deus os tivesse matado no Egito. “Seria muito melhor”, pensaram.
Esse é o contexto.
E esse é o nosso contexto.
Já parou pra pensar nas suas insatisfações com a vida? Nas coisas das quais você reclama dia e noite, porque não são como você gostaria que fossem? Perceba que, no texto, Moisés argumenta que as queixas do povo, embora direcionadas a ele, na verdade eram contra Deus, pois fora Ele quem libertara o povo. Moisés não decidia muita coisa, ele era instruído pelo Senhor.
Assim também somos nós. Deus nos tirou da escravidão do pecado pelo conhecimento da Verdade – o Cristo (João 8.32). Diariamente nos dá o nosso pão e nos livra de diversos males, muitos dos quais não tomamos nem ciência. Como, pois, nos levantamos contra ele pra reclamar das adversidades?
Hoje convido a você, leitor(a), e a mim mesmo a que não nos esqueçamos de tudo que o Senhor fez por nós. Não é por não termos visto eventos sobrenaturais físicos que Deus não opera em nossas vidas.
De que forma você tem se queixado de Deus? Reflita, anote, se for necessário, para a sua visualização concreta do ponto específico que você precisa melhorar, e tente ajustar a sua rota espiritual para um destino de gratidão por tudo quanto o Senhor já fez, e de clamor para que Ele continue te sustentando.
Como Israel cantou após atravessar o Mar Vermelho, assim entoemos nós:
“O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu o louvarei, é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei!”
Êxodo 15:2
Produza frutos!
Em Cristo,
Lucas
SIGA-NOS!