Eu ministro louvor na igreja e uma das coisas q sempre falo é: “Não cante a musica q eu (o ministro) canto, cante a música q está em seu coração! Se seu coração precisa de perdão, cante isso, se está alegre, cante isso, se está grato, cante isso!”
O que quero dizer com isso é q vc não precisa se prender a uma letra decorada.
Por exemplo, digamos q o ministro cante:
1- “A Tua graça nos faz dançar, com toda força celebrar dançaremos gratos por teu amor…”
Se vc estiver triste, chateado ou preocupado por algum motivo, como cantar isso?2- “Santo, santo, santo, é o SENHOR dos exercitos…”
Se vc está sabe q precisa pedir perdão a JESUS pq pecou, como cantar essa música?
O caso é q acabamos prendendo-nos ao ministro! Acabamos esperando o comando dele, a direção dele. No entanto, quem tem q comandar o seu louvor é o seu coração!!!! O ministro só está lá para de alguma maneira ajudar sua adoração.
Algumas vezes vejo pessoas me olhando como se estivessesm esperando algo de mim…. eu não tenho NADA pra dar a ninguém senão a DEUS o meu louvor! O louvor é momento de dar e não de receber! O ponto é q nós não vamos “assistir um culto” nós vamos “prestar um culto”. Nós vamos cultuar a DEUS
As vezes sentimos vontade de bater palma, pular, gritar ou se ajoelhar mas pensamos: “O ministro não falou pra fazer isso…” ou talvez pensamos “o q será q vão pensar de mim???”
Poderia montar um estudo em cima da expressão “o q será q vão pensar de mim???” mas, vou dizer somente uma coisa: “Vc não tem q se preocupar com o q seus irmãos vão pensar ao seu respeito, vc tem q se preocupar com o q DEUS vai pensar ao seu respeito!”. Para alcançar a Divindade é preciso antes, abrir mão de sua própria dignidade! Foi isso q fez o baixinho e rico Zaqueu subir na árvore para ver a JESUS! É como dizia aquela velha música: “Não importa o q vão pensar de mim, eu quero é DEUS!”
E quantas vezes vc não cantou uma música da boca pra fora pq a tinha decorado? Várias vezes já me peguei cantando uma música no periodo de louvor e ao mesmo tempo estava prestando atenção nas notas q o ministro estava fazendo. Também já aconteceu de enquanto cantava, virava-me para trás para ver se meu amigo tinha chegado….
O q é isso? Simples! Música decorada! Música q vem da memória e não do coração! DEUS quer uma música q flua do coração e não da nossa memória!
É por isso q enquanto ministro incentivo aos irmãos a cantarem a música q o seu coração quer cantar e não a q eu supostamente escolhi cantar. Não ficaria chateado se estivesse cantando uma música os irmãos estiverem cantando sua própria música. Muito pelo contrário!!! Eu até pararia de cantar! Simplesmente os ajudaria com a melodia do violão!
Outra coisa q acontece normalmente é o ministro escolher uma música na qual nós não gostamos. Uma música velha, antiga ou q simplesmente não seja do seu agrado. Já vi gente torcendo o nariz no meio do louvor ao notar a música q seria cantada. Eu mesmo já dei risada em um momento assim.
Já aconteceu isso com vc? Se sim, então permita-me te fazer a mesma pergunta q o ESPIRITO SANTO me fez um dia: “Quem disse q a música é pra agradar a vc?”
Nossa mentalidade tem trocado as bolas! Nós vamos cultuar a DEUS e não a nós! O culto é pra ELE não pra nós! A música é pra ELE não pra nós!
No meio do louvor procuro lembrar da pergunta q JESUS fez a Pedro mas, q hoje procura resposta de nossos corações: “E tu, quem é q dizes q EU sou?” e então procuro a resposta em meu coração e a expresso com uma canção. Se minha canção for a mesma q o ministro está cantando, ótimo, se não, então canto a minha!
E vc? Qual é a música do seu coração hoje? Quem tu dizes q ELE é?
Um bju e um keju!
No amor de JESUS,
Fernando Ortega.
SIGA-NOS!