Fala galera, tudo bom???
Fiquei pensando bastante sobre o post dessa semana, tinha algumas idéias em mente mas nenhuma delas “bateu” com meu coração, e enquanto ouvia uma pregação lembrei de um assunto que aprendi na Igreja, já comentei aqui sobre isso, mas dessa vez quero falar um pouco melhor e fazer uma aplicação. Pois bem, hoje iremos falar (escrever) sobre a diferença entre o Preço e o Valor.
Considere esse post como uma introdução para meu próximo tema que será sobre relacionamento cristão no que diz respeito ao preço de estar com alguém, sim todo mundo tem uma “etiqueta com um preço anexada”. Mas vamos deixar para o próximo post. Não perca! Hehe
Que Deus possa falar com você além do que estará escrito aqui! Aleeeluuuias! 🙂
Você já quis muito uma coisa (bolsa, roupa, relógio, notebook, celular…) da marca “XYZ” que a “Fulana de Tal” usa na novela/filme do momento e quando foi à loja para comprar viu que tinha um preço que não cabia no seu bolso?
Imagino que você deve ter se sentido um tanto frustrada(o) por não conseguir comprar aquele produto, que na maioria das vezes você não precisa ou tem uma outra marca mais baratinha com menos glamour que você não quer, não é verdade?
Bom, minha ilustração foi para mostrar que existem coisas na vida que custam um preço muito alto, só porque alguém famoso usou ou usa. Isso é tão verdade que campanhas de publicidade são feitas com pessoas famosas para nos influenciar a comprar algo que quase nunca precisamos, mas desejamos ter porque dá status ou porque todo mundo usa. Imagina comprar uma bolsa como essa aqui, bem simples que serve para você levar suas coisas para o trabalho ou a uma festa. Veja:
Simples não é? Mas essa é uma bolsa “The Chanel Diamond Forever Classic Bag” e acredite se quiser, mas ela custa aproximadamente R$ 551.232,00.
Minha pergunta é:
Alguém realmente precisa pagar este preço para ter uma bolsa?
Enfim, minha discussão não é tanto com o quanto se paga por um produto, mas sim na pressão que a sociedade e o mundo fazem para que você e eu paguemos preços (as vezes caros) por coisas que não tem valor.
O que é valor?
Levei um tempo pensando sobre essa palavra, sobre esse conceito e na minha opinião valor é tudo aquilo que dinheiro nenhum pode comprar, mas que ao entender qual é o valor de algo paga-se todo o dinheiro possível para tê-lo. Difícil de entender?
Na Bíblia tem uma parábola que fala, também, sobre este assunto. Veja:
“Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.” Mateus 13:44-46
Poderia aplicar este versículo de algumas formas, mas hoje quero dizer que na vida existem coisas que possuem preço, mas não têm valor algum. Mas também existem valores que nenhum dinheiro paga.
Apesar de o preço ser comum a todos o valor de cada coisa é relativo para cada pessoa. Um exemplo, para alguns a reputação é algo de valor, em que se pensa no impacto em cada decisão e toma-se o caminho mais coerente e ético. Mas para outros a reputação não vale para nada e somente o momento deve ser levado em conta.
Estou te falando tudo isso porque hoje existe muita pressão para abrir mão de valores como família, virgindade, conhecimento e sabedoria, falar sempre a verdade, ser dizimista fiel, ter bom caráter cristão… Você, que é um jovem cristão, sabe tão bem quanto eu a dificuldade que é viver nesse mundo que pede constantemente que nós abramos mão dos nossos valores, e na maioria das vezes isso acontece exatamente como aconteceu com o Esaú que vendeu o que ele mais tinha de valor por um prato de lentilhas, isto é, trocamos coisas eternas por momentos de prazer passageiros.
Acho que você entendeu onde quero chegar, o post de hoje é para você mas antes para mim, que também sofro a pressão de abrir mão de valores, só que este post é para nos incentivar a não ceder! Como? Acho que o exemplo mais inspirador que podemos ter é o de Jesus e sua vida aqui!
Jesus veio a Terra para restaurar um valor perdido: a comunicação entre os homens e Seu criador. Mas a condição disso acontecer era de pagar um preço de sangue (num outro estudo posso explicar isso). Jesus entendia isso e não se importou em pagar o preço de sangue para nos trazer salvação e contato com o Pai.
O que o fez não desistir? Lembrar de você e de mim! Lembrar do Amor que o Pai tem por nós e pagar o preço que fosse necessário para concluir sua missão!
Querido(a),
Você, como eu, pode estar sendo cobrado(a), pressionado(a), a abrir mão de valores. Mas quero te lembrar:
- Seu principal inimigo: você mesmo! Por mais que todas estes fatores contribuam para você, se você (e eu) não quiser dar certo nada mudará.
Preciso dizer mais alguma coisa? Me empolguei muito só de escrever essa parte do post! Sei diferenciar a diferença do preço e do valor. E hoje te incentivo a buscar entender o que são os seus valores e depois a se guardar de todos os jeitos para não abrir mão deles! Vai ser difícil, mas é possível sim!
OK?
Como falei, este post é para mim também e como sempre falo: estamos juntos nessa luta que tem um valor inestimável,
Deus nos abençoe e nos livre do mal!
Com amor,
Samuel Oliveira
Meu Twitter: @samu_oliveira
Meu Facebook: Samuel Oliveira
Frases relacionadas ao post:
“Tente não se tornar um homem de sucesso, mas sim tentar tornar-se um homem de valor.” Albert Einstein
SIGA-NOS!