Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Tiago 1.2-4

O apóstolo inicia sua carta dizendo que devemos resistir em meio às provações. Algo que aparenta ser bem fácil quando estamos numa boa com Deus. Mas o experimentar dificuldades constantemente pode mudar a resistência espiritual do cristão para pior. E é quanto a isso que devemos estar atentos.

Somos aconselhados a enfrentar os problemas com alegria (v.2). A única força capaz de fazer a diferença é a nossa fé, que nos lembra de repousar em Deus ainda que matando um leão por dia. Temos a certeza que o Senhor está no controle de tudo, ainda que não consigamos entender os caminhos pedregosos em que estamos. Por isso Tiago fala que devemos nos alegrar sempre.

A fé necessita confirmação (v.3). Então não basta uma declaração de boca para que o cristão seja considerado uma pessoa de fé. Ele terá que confirmar através de suas atitudes. Aí está o ponto em que muitos falham. Lembre-se que desistir não pode ser uma atitude de uma vida de fé.

Quando efetivamente praticada, a fé aperfeiçoa diferentes áreas (v.4). O caráter amadurecido decorre da prática constante de ações que demonstram a confiança no poder e soberania do Senhor.

Seja um campeão na perseverança e na fé. A recompensa é bem maior do que qualquer medalha. Ela vem do próprio Deus.