Oséias capítulo quatro versículo seis nos diz que “O meu povo perece por falta de conhecimento…”, é muito comum ouvirmos ou lermos pessoas usando esse texto de Oséias diante de alguma situação de erro teológico ou desconhecimento de alguma doutrina. Mas será que é isso o que o texto quer dizer?

Primeiro devemos analisar o contexto e não somente separar essa parte isolada das Escrituras, e se analisarmos todo o verso perceberemos que o profeta diz que o “perecimento” vem em consequência de não “conhecer”, e o que ele quer dizer com “conhecer”?

Vamos analisar a palavra conhecer encontrada nesse versículo. Automaticamente somos levados a pensar que o conhecimento citado no texto está ligado ao saber. Nossa influência pela cultura grega nos conduz a isso, logo, já pensamos que conhecer é saber cognitivamente algo, então já relacionamos isso ao ato de obter conhecimento, concluímos assim que o profeta está nos dizendo sobre: vamos perecer se não obtermos conhecimento intelectual sobre Deus. Mas veremos adiante que não é sobre isso que o profeta está tratando.

A palavra conhecer usada nesta passagem no hebraico (texto original) não significa que devemos ter um conhecimento simplesmente intelectual e cognitivo, a palavra original diz sobre ter intimidade. Entender isso muda tudo!

Se somente o conhecimento (saber intelectual) fosse o necessário para que qualquer pessoa não perecesse poderíamos dizer que muitos céticos, ateus, religiosos, idólatras, mestres da lei (fariseus) estariam garantidos, haja vista que existem muitas pessoas que não creem em Deus mas têm um conhecimento – forma grega de se pensar no conhecimento – muito maior do que muitos filhos de Deus.

Você se lembra o que Jesus disse sobre o que vai acontecer no final dos tempos para àqueles que não serão salvos? Ele vai dizer: “Nunca os conheci. Afastai-vos da minha presença…” (cf. Mt 7.23). E qual o contexto dessa resposta? Para quem ele a direciona? Pessoas atuantes, pessoas que faziam e aconteciam em nome de Jesus, pessoas que em nome de Jesus profetizaram, expulsaram demônios, realizaram muitos milagres. Pense nisso por algum instante. Jesus vai dizer “Nunca os conheci”.  Como assim? Jesus teve algum tipo de amnésia? Claro que não!

Jesus é o Senhor do Universo, aquele que chamou a existência todas as coisas, aquele por intermédio que todas as coisas foram feitas, antes do Universo existir, Ele era; tudo é dEle, por Ele, para Ele e por intermédio dEle; sem Ele nada do que existe existiria; Jesus é o próprio Deus. O que Ele quis dizer então com “nunca os conheci”? O que Ele está dizendo é “nunca tive intimidade com você”.  Faltou o mais importante: intimidade.

Não basta, querido leitor, somente o conhecimento intelectual. É claro que é muito importante e vital aprendermos mais sobre Deus intelectualmente também, mas esse conhecimento será somente conhecimento se não mudar nossa vida de devoção e piedade, se não nos conformar a imagem de Jesus.

Para sermos íntimos precisamos dedicar tempo em oração, estudo da Palavra, solitude com Deus, busca pela face do Senhor e não Suas mãos. Minha oração é que nós possamos ser íntimos. Conhecer a Deus não de ouvir falar mas de andar junto.

Eu não quero perecer, e você? Caiamos de joelhos diante da presença de Deus e clamemos por Sua misericórdia e graça! Que Deus nos conceda o privilégio de O conhecermos, em nome de Jesus. Amém!

SDG.