Graça e paz, pessoal! Por que é difícil esperar? Qual o motivo de acharmos que nossas questões pessoais são mais urgentes diante de Deus que as de outros irmãos? Mesmo com a Bíblia dizendo e reiterando que o tempo divino é diferente do nosso, ainda teimamos em querer apressar as coisas ao nosso gosto.
Acredito que o primeiro agente causador desse comportamento é o egoísmo. Tudo precisa ser na hora porque gostamos de ser mimados. Ou de contar vantagem para os outros (como que se o fato de ser cristão colocasse a gente em um nível mais elevado que os não crentes). Mas agir assim nos coloca em posição contrária ao que ensina Cristo.
Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva. Mateus 20.25-26
Outra coisa que ajuda a formar o caráter do “crente miojo” é a falta de fé. A partir do momento que é incompreensível para nós que o tempo de Deus fazer as coisas é perfeito, estamos demonstrando que não confiamos no Senhor.
Você lembra da experiência com o feijão no algodão com água? Toda criança acha que poderá ver o momento exato que as folhas surgem da semente. Cansada de vigiar, decide dormir. No dia seguinte, o pequeno feijoeiro nasceu. As bênçãos de Deus vêm do mesmo jeito: quando menos esperamos.
Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. 2 Pedro 3.9
Também pesa a mentalidade de que Deus teria a obrigação de nos satisfazer pelo fato de nos declararmos Seus filhos, isto é, orgulho próprio. Como bem sabemos, Deus não tem obrigação nenhuma para conosco. Somos tão miseráveis e indignos que, se não fosse pelo sacrifício de Jesus, todos já teríamos perecido.
Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça. Isaías 45.9
O Senhor tem muito desejo de nos abençoar (Efésios 3.20). Mas precisamos trabalhar nossa paciência para que não atrapalhemos tudo. É tão importante essa questão que Paulo menciona como uma das partes do fruto do Espírito (Gálatas 5.22 – algumas versões trazem a palavra longanimidade). Lembre-se que o tempo de Deus é perfeito.
Semana abençoada a todos, em nome de Jesus. Abração!
SIGA-NOS!