“O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração”.
(
1 Pe 4:7)

Como já disse no post da semana passada, também em cima da carta de 1 Pedro, o apóstolo Pedro estava em Roma, citada como Babilônia (5.13), escrevendo exortações e testemunho da graça de Deus (5.12) para comunidades cristãs mistas de predominância gentílica da Ásia Menor. Essas incríveis palavras também nos exortam e direcionam nos dias de hoje. Aqui nesse capítulo, o apóstolo está dando orientações sobre a conduta daqueles crentes em meio a hostilidade e perseguições que estavam vivendo.

1Peter

Pedro diz que o fim está bem próximo, o juízo final está perto, o dia do Senhor está chegando, a História está se findando, Cristo está voltando para buscar Sua igreja, estamos à porta da eternidade. Algumas coisas se tornam extremamente necessárias para esse momento, vejamos quais são:

1º. Sejam criteriosos e sóbrios – Os dois verbos gregos “söfronësate – sensato, lúcido, criterioso” e “nëpsate – sóbrio” apontam para uma mesma coisa: a necessidade de moderação, sobriedade e de discernimento, não deixando que nada venha perturbar a capacidade de ver e pensar claramente. Um teólogo disse que uma pessoa criteriosa é aquela distingue o que é importante daquilo que não é, e a pessoa sóbria é aquela que está em contraposição àquela que está embriagada.

– Seja criterioso com o que você ouve – peneire o que você escuta, não deixe com que heresias e doutrinas humanas te deixe surdo para o verdadeiro evangelho.
– Defina critérios para escolha de livros, artigos, autores, editoras, blogs.
– Tenha a Palavra de Deus como seu norte para tomadas de decisões. Cuidado com “profetadas”.
– Não use palavras/revelações externas como direção para sua vida e sim para confirmação.
– Discirna o que é importante para você caminhar. Não deixe que o supérfluo tome seu tempo e atenção.
– Estabeleça bem suas prioridades
– Seja moderado e equilibrado em suas atitudes e palavras.
– Cuidado para não ficar bêbado e obstinado; não entre em batalhas desnecessárias.
– Não intoxique sua mente. Mantenha a cabeça fria e mente equilibrada, não fazendo nada por impulso ou excitamento indevido.
– Não deixe com que o pecado te cegue, mas o exponha a luz do Espírito Santo.

 2º. Dediquem-se à oração – São as orações dos cristãos que mantem os seus olhos voltados na direção certa, para que vivam nela suas vidas. A oração é o modo verdadeiramente adequado de se preparar para o fim próximo. A oração vigilante é a fortaleza dos cristãos contra ameaças, tentações e perseguições.

Pedro ao orientar sobre a prática da oração aqui, diz para ter dedicação a ela. Ou seja, ele não estava dizendo sobre orações esporádicas, quando desse tempo, quando coubesse na agenda, ou orações quando se reunissem, ou lembrassem de vez em quando. Ele estava falando sobre o tempo, a qualidade, a periodicidade, a importância, a necessidade e a prioridade da oração na vida do crente. O cristão deve se entregar e se aplicar na oração, como disciplina espiritual prazerosa e insubstituível.

– Qual tem sido a minha dedicação?

 

Uma vez perguntaram para John Wesley: “O que você gostaria de estar fazendo quando Cristo voltar? ” Ele respondeu: “O que faço todos os dias”.

Quero seguir as orientações de Pedro. Quero viver o exemplo de Wesley.

MARANATA, vem Senhor Jesus!

 

SOLI DEO GLORIA