E aí, galera. Tudo bem? Quando éramos crianças, aprendemos as chamadas “palavras mágicas”, capazes de abrir portas na vida da pessoa que as utilizassem. Para quem não lembra, elas são: “por favor”, “com licença” e “obrigado”. Quero relembrar um episódio da Bíblia que tem a ver com a última palavra.
Leia comigo o texto de Lucas 17.11-19:
De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galileia. Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-Te de nós! Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-Lhe; e este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.
Aqueles dez homens não tinham expectativa nenhuma de mudança de vida. A lepra era vista pelos judeus como um sinal de maldição, abandono de Deus, sobre a pessoa que a tivesse. Quando viram Jesus próximo deles, não pensaram duas vezes em clamar por um milagre.
Interessante que esta cura ocorreu sem a imposição de mãos. O Senhor simplesmente disse aos leprosos que eles se apresentassem no templo, como se já estivessem curados. Aqui cabe uma nota: a Lei de Moisés exigia que a pessoa que alegasse cura da lepra fosse examinada pelos sacerdotes. Caso realmente estivesse sarada, ela poderia voltar ao convívio dos seus familiares.
A restauração da saúde daqueles dez homens ocorreu quando eles ainda estavam a caminho da cidade: enquanto caminhavam, a lepra abandonava o corpo deles! Mas o fato mais curioso desse relato é que somente um deles, o samaritano, teve coragem de agradecer a Jesus pessoalmente.
Somos alvos das misericórdias de Deus todos os dias. Seja em grandes coisas ou naquelas pequenas, que mal percebemos que aconteceram. Independente do tamanho da bênção que você recebeu, saiba ter um coração humilde diante de Jesus e agradeça por tudo.
O samaritano é lembrado até hoje porque soube dar glória Àquele que merece toda a glória. Por que nós faríamos diferente? Dê também glória a Deus por Ele ser um Pai tão cuidadoso com você e sua família. Não tenha medo de usar o “obrigado” com o Senhor.
Semana abençoada a todos, em nome de Jesus. Abração!
SIGA-NOS!