Existe tem um versículo de Amós que é muito usado em contexto errado. Vocês já viram ele em algum lugar?
“Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor” Amós 8.11.
Alguns irmãos o utilizam como uma profecia de que no futuro os povos vão ter fome e sede de ouvir a palavra do Senhor. Como se Deus tivesse prometido um grande avivamento.
Deus pode fazer um grande avivamento ainda, mas não é isso que ele promete nesse versículo. Esse versículo fala de juízo. O povo de Israel é retratado no livro de Amós como um povo muito corrupto e pecaminoso, que era idólatra e rejeitava a palavra do Senhor dada por Amós. As lideranças amavam o lucro, praticavam injustiça e desprezavam os pobres. Por tudo isso, Deus os castigaria (como castigou os enviando para o exílio). Com esse castigo terrível, eles teriam sede de ouvir a palavra de Deus para terem alguma direção de Deus e se livrarem do exílio. Mas isso não aconteceria. O versículo 12 completa a mensagem: “Andarão errantes de mar a mar, e do Norte até o oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão”.
Isso nos ensina duas coisas irmãos: o Juízo de Deus é duro. Que nós arrependamos e busquemos a Deus antes desse juízo, enquanto há tempo. Que possamos ter sede de sua palavra enquanto ela é farta e está disponível. O outro ponto a ser aprendido é: é muito importante entender o contexto de cada passagem para entender seu significado. Não podemos sair pegando um versículo isolado e colocar doutrinas ou profecias em cima dele. Se fizermos isso, podemos confundir uma advertência de juízo com uma promessa de avivamento. Como diz aquele clichê verdadeiro: “Todo texto, sem contexto, é um pretexto para a Heresia”.
SIGA-NOS!