Foto de Maksim Goncharenok no Pexels

 

Olá! Como vai?
Vim trazer mais um texto a vocês e queria falar mais diretamente sobre relacionamento. Antes de mais nada, esse post é, sim, voltado às pessoas que enxergam o casamento como seu propósito, mas eu quero deixar princípios bíblicos que também podem ser aplicados à vida cristã.
Quando estava pensando no tema da escrita, pensei especificamente no “timing”, no tempo em que um relacionamento se desenvolve. Eu já vi pessoas casando com 18 anos, mas também casamentos tardios à meia idade. Cada um terá seu tempo para se relacionar, mas eu quero falar mesmo sobre o tempo em que o relacionamento se desenvolve.
É verdade que em alguns filmes por aí você pode encontrar paixões avassaladoras, que em uma semana a pessoa descobre o amor da sua vida, se casam e vivem felizes para sempre. Pode até ser que existam casos um tanto mais rápidos na vida real que deram certo, mas como uma regra geral, relacionamentos precisam de tempo para amadurecer. Eu gosto de pensar sempre na ideia de um bolo. Você pode até ter pressa e resolver tirar ele antes do tempo do forno, mas não vai dar certo. Simplesmente porque você deve respeitar o tempo para que ele asse e se torne a receita que deve. Você pode até tentar aumentar a temperatura do forno, mas isso simplesmente vai queimá-lo por fora e talvez permanecerá cru por dentro. Essa é a lógica da vida, é como Deus permitiu que o tempo funcionasse.
Quando se trata de relacionamentos, você deve deixar o amor florescer, mas:

1. ele não floresce se você não semear

Para o amor desenvolver, você deve semear. Você deve conhecer a semente (pessoa) devidamente, descobrir se seu solo e região de plantio (seu coração e seus planos) são compatíveis com ela. Mesmo algumas plantas têm o seu “timing”. Você pode tentar plantá-la em um dado mês, mas não funcionará porque ela tem seu período de plantio. O que quero dizer é que não podemos pular as etapas, apressar o passo ou ignorar informações. O Senhor nos ensina a ter prudência e a aplicar na sua vida. Se você está buscando alguém para passar a vida inteira junto, o tempo para conhecer melhor é um investimento e não um desperdício. Ter calma pode ajudar a ver os aspectos com clareza. (Leia Lucas 14.28)
Na parte prática da coisa, também podemos observar alguns aspectos. No geral, os homens devem sim tomar a iniciativa, pois isso revela o papel de liderança que futuramente desempenharão no lar. Contudo, a verdade é que rapazes muito apressados podem até mesmo assustar as garotas. É necessário deixar a amizade fluir primeiro. Da mesma forma, garotas também o fazem. As que se apressam em tomar a frente no relacionamento não só assustam, mas acabam tomando a parte de liderança dos rapazes.
O que tiraria de lição disso é: aproveite o tempo, um dia de cada vez. As coisas têm seu tempo para acontecer. Uma flor não floresce do dia para a noite, justamente porque ela precisa se desenvolver desde ser uma semente até ganhar sua estrutura para receber as pétalas.

2. o amor não floresce se não for cultivado

Se você, como eu, já tentou plantar algo, sabe que o cultivo é essencial. Me lembro de que há uns anos atrás eu plantei algumas sementes de flor. Acontece que eu fiz isso poucos dias antes de ir para um retiro e precisei deixar os novos vasinhos em casa. Talvez por serem novidade e no geral minha responsabilidade, eles acabaram esquecidos por meus pais, que não regaram. Quando voltei, as pequenas folhas que estavam nascendo já estavam secas. É isso o que acontece também com o amor: ele precisa ser cultivado. Temos que ter o zelo e cuidado com a outra pessoa. Temos que servir primeiramente como irmãos mas também demonstrar o afeto quando existir o sentimento. Isso é válido não só para começo de relacionamento, mas também para casamentos. É uma tarefa diária (isso inclusive me lembra um filme que super indico: À Prova de Fogo).

O que quero dizer com tudo isso é: deixe o amor florescer. Mas deixe ele florescer sob o cuidado do Senhor! Sem pressa, sem demasiadas expectativas, mas com um cuidado diário e uma relação, antes de mais nada, de irmandade e amizade. Se você está apaixonado, você é, antes de mais nada, irmã(o) do seu amado(a), pela fé em Cristo Jesus. Ele é quem deve ser o centro de seu amor e expectativas. Quando elas forem supridas Nele, a carência não será um problema e vocês poderão, alicerçados Nele, fazer o amor florescer.