A paz, pessoal! Dias atribulados vêm sobre todo mundo, seja a quem teme a Deus ou àquele que não O conhece ainda. Como mencionado reiteradas vezes, o fato de estarmos no mundo é a garantia que as tribulações nos acompanharão. Não são palavras minhas, mas do próprio Senhor (João 16.33).
O cristão deve saber administrar a crise que está passando. E ele fará isso não com planos mirabolantes ou recursos financeiros que acumulou durante os anos. O caminho mais sábio é reconhecer a dependência que tem de Deus e repousar na certeza que a vontade dEle é o melhor para sua vida.
Veja o que Davi declara:
Com efeito, dos que em Ti esperam, ninguém será envergonhado; envergonhados serão os que, sem causa, procedem traiçoeiramente. Faze-me, Senhor, conhecer os Teus caminhos, ensina-me as Tuas veredas. Guia-me na Tua verdade e ensina-me, pois Tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia. Salmo 25.3-5
O versículo 3 traz a diferença entre aqueles que decidiram depositar confiança no Senhor e quem prefere fazer as coisas do próprio jeito. O fim desses últimos é cheio de vergonha, já que os crentes têm a garantia de que serão recompensados por acreditarem nas promessas de Deus (1 Pedro 5.6).
Também aprendemos através dessa passagem que além de confiar nas promessas que o Senhor nos revela, devemos nos esforçar para aprender constantemente mais a respeito dEle (versículo 4). Nossa fé é fundamentada na construção de um relacionamento. E, como sabemos, relacionamentos são fortalecidos na medida que as pessoas que fazem parte deles conhecem mais a respeito uma da outra.
Deus já sabe tudo sobre nós, porque é nosso Criador (Jeremias 17.10). Aqui cabe a reflexão de que intensidade está nosso conhecimento a respeito do Senhor. Não espere que Deus revele a Si mesmo apenas por teofania ou profecias. Busque-O e conheça-O através da Palavra!
No verso 5, entendemos que a fé é um exercício contínuo. Não basta dizer que temos fé em Deus. Isso deve ser praticado diariamente. O ser humano tem uma capacidade impressionante de esquecer coisas importantes. Isso vai de datas de aniversário até senhas. Imagine o que diz respeito à fé (1 Timóteo 6.12)!
Buscar sabedoria em Deus não é um capricho, mas necessidade de todo crente (Tiago 1.5). Tenha o esforço de melhorar seu relacionamento com o Senhor para entender o quão maravilhosamente Ele já atuou na sua vida.
Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!
SIGA-NOS!