Gostaria de que essa meditação começasse com dois versículos. O primeiro é um chamado do Senhor para o seu povo Israel no livro de Êxodo. O segundo, é o Senhor dizendo para Ezequiel prestar muita atenção em todos os detalhes que havia revelado em uma visão.
“Em tudo que eu vos tenho dito, andai apercebidos …” Ex 23.13.
“Então me disse o Senhor: Filho do homem, nota bem, vê com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, tudo quanto eu te disser a respeito de todas as ordenanças do templo do Senhor, e de todas as suas leis…” Ez 44.5.
As expressões “andai apercebidos” e “nota bem” apontam para uma questão importante de nossa vida espiritual, a necessidade de estarmos atentos e não nos distrairmos. Precisamos estar atentos ao que Deus tem falado, as suas ordenanças e as coisas que ele valoriza.
A distração das coisas espirituais é um grande mal de nossa geração. E quantas são as coisas que podem nos distrair! Um dos maiores instrumentos de distracao são os smartphones, com a Internet e as redes sociais.
Quanto tempo gastamos nas redes sociais! Quão difícil é conter os estímulos que vem a nós na hora da oração e nos induzem a interromper nosso momento com o Senhor por causa de uma mensagem. Quantos ruídos acumulados permanecem na nossa mente e coração por causa do nosso tempo de uso da internet que nos impedem de nos concentrarmos diante do Senhor, de olharmos para Ele e de lhe dedicarmos nosso coração.
Além disso, quantos desejos, planos e sonhos reinam em nosso coração gerando ansiedades que nos fazem nos distrair do Senhor. O nível de ansiedade que nossos desejos geram em nosso coração podem indicar que eles ocupam em nós um lugar de proeminência que deveria ser do Senhor.
O pecado, com todos os seus tentáculos, nos fazendo focar em nosso eu, nossos sentimentos, ídolos, prazeres e vontades tem cegado nossos olhos e impedindo-nos de atentar seriamente para o que a palavra de Deus diz. Ele também fecha os nossos ouvidos, impedindo que a palavra de Deus nos quebrante.
Uma outra distração muito comum é nossa alma. Muitas vezes desregulada, nos leva a amores excessivos por pessoas, bens ou desejos, nos fazendo atentar totalmente para essas coisas ao invés do Senhor. É preciso que nossa alma seja colocada no lugar certo, e que os amores pelas coisas passageiras sejam substituídos por um amor maior pelo Senhor.
Quantas são as distrações! Ainda poderia citar muitas outras, como carreira profissional ou política. Cada uma delas tenta, a semelhança de Pedro, tirar nossos olhos de Cristo, e assim nos afundar nas muitas águas.
Que Deus nos ajude a ser como Samuel. Em uma época na qual Eli não ouvia mais o Senhor, Samuel ouviu o chamado do Senhor e disse “eis me aqui”. Eli estava distraído, mas Samuel estava atento, apercebido, prestando toda atenção ao Senhor. Que esse mundo mal e passageiro não nos distraia, mas que possamos prosseguir “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus” Hb 12.2.
SIGA-NOS!