²⁰ Não te peço apenas por estes discípulos, mas também por todos que crerão em mim por meio da mensagem deles.
²¹ Minha oração é que todos eles sejam um, como nós somos um, como tu estás em mim, Pai, e eu estou em ti. Que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.João 17:20,21
Não temos conhecimento de todas as orações que Jesus fez, é claro. Apenas algumas nos são relatadas. Dentre elas, temos a do trecho acima, em que Jesus, depois de rogar ao Pai especificamente pelos apóstolos e demais discípulos que já o seguiam naquele momento, roga por todos os outros que ainda haveriam de crer nele. Isso inclui a mim e a você!
Já parou pra digerir um pouco essa verdade? O próprio Senhor por meio de quem tudo foi criado um dia se dedicou a orar por você (isto é, se você é um discípulo).
Agora pense comigo: como não seria atendida a oração do próprio Cristo? É certo que Deus Pai o atende em tudo quanto pede, pois são Um só Deus.
Observe o teor da oração do Senhor: “Minha oração é que todos eles sejam um”; “Que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”.
E aí eu te pergunto: você tem agido de forma que essa oração de Jesus se cumpra em você? Porque veja: tudo quanto Cristo pede lhe será dado pelo Pai. E ele pediu por isso. Que toda a igreja do Senhor, formada por todos os crentes espalhados no mundo, seja uma, embora muitas. E que estejam em Deus, com a finalidade de que o mundo creia que Cristo foi enviado pelo Pai.
Se nós entendemos o que Cristo está dizendo, sabemos que:
1) Precisamos andar no Espírito (Gálatas 5.16), pois é assim que estaremos em Deus. Se estamos nele, toda a nossa vida é transformada pela mentalidade de Cristo (Romanos 12.2), e o pecado não mais nos domina (Romanos 6.14).
2) Se estamos em Cristo, formamos todos um único corpo do qual Cristo é a cabeça (Colossenses 1.18). Isso significa que temos comunhão, porque somos um só. É dever de todo crente exercitar a comunhão e se fazer membro do corpo. Você não é corpo sozinho, mas quando integra o todo. Não deixe de congregar na sua igreja (Hebreus 10.25), e não somente congregar, mas viver uma vida sincera de apego e afeto aos irmãos. Deus tem muito ali pra você, e você mesmo será bênção para os seus irmãos.
3) Se nos amamos uns aos outros e trabalhamos juntos por amor do Senhor, testificamos ao mundo que Cristo foi enviado pelo Pai, porque são Um, assim como nós somos. Sendo muitos, formamos um só corpo, assim como o Pai, o Filho e o Espírito, sendo três pessoas, são, juntos, um Único Deus. Assim, testificamos ao mundo o grandiosíssimo mistério da Santa Trindade.
Que a oração do Senhor te faça entender que toda a graça necessária para que você viva uma vida plena em Cristo já te é ofertada.
Cabe a você fazer uso devido dela.
Produza frutos.
Em Cristo,
Lucas
SIGA-NOS!