Oi pessoal! Estava sumida por motivos de saúde, mas estou feliz de escrever aqui novamente.

Bom, gostaria de compartilhar com vocês dois versículos que gosto muito:

Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira;
do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal. Pv 22:24,25

Uma das lições desse versículo é que uma maneira de se adquirir um novo hábito é por meio do exemplo. A medida que caminhamos com alguém por um certo tempo, é normal passarmos a adquirir alguns dos seus hábitos. Aqui, Deus, através de Salomão, nos orienta a não nos associarmos com pessoas mau humoradas e com aqueles que se iram rapidamente, porque isso nos levará a passar a imitar esses comportamentos. Deus não quer que sejamos mau humorados nem mesmo irados.

Fiquei me perguntando quem são as pessoas com as quais convivo e como elas são. Você tem feito essa analise também? Tomar cuidado com quem caminhados perto é uma maneira de nos preservar no caminho de santidade. Mas algo além disso também me fez refletir. “Quem sou eu para as pessoas a minha volta?”, fiquei pensando.  Será que o meu mau humor ou meus ataques de ira estão servindo de combustível para atrapalhar a caminhada dos meus irmãos na fé, incluindo minha família?

É claro que precisamos estar sempre atentos com quem nos relacionamos, seja qual tipo de relacionamento for. Porém, também é fundamental que analisemos como a nossa vida impacta a vida das pessoas à nossa volta. Se temos sido luz, ou tornado a vida das pessoas ainda mais pesadas e distantes de Deus. Já percebi que minha falta de fé e meu pessimismo, muitas vezes, contaminaram o meu marido e o percebi agindo assim como geralmente eu ajo. Isso é muito triste. Meu conselho pra você hoje é que preste atenção com as pessoas com as quais se associa, com as quais compartilha sua vida. Nós absorvemos os hábitos daqueles com os quais convivemos, na maioria dos casos, então, que sejam hábitos que nos torne ainda mais parecidos com Cristo, as boas amizades são ótimos combustíveis para isso. Além disso, que nós possamos dizer aos nossos como o apóstolo Paulo disse aos dele “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo“(1 Co 11:1). Amém?

 

Graça e paz, queridos!