“Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo”
I Tessalonicenses. 4: 3-8
Fiquei muito impressionada quando refleti sobre este texto. O apóstolo Paulo dirigiu-se a crentes, a uma igreja. Talvez esta seja sua situação, você é crente e faz parte de uma igreja. Nem por isso você deixa de cometer pecados. Se não for esta sua realidade, você também é pecador e precisa de Jesus.
Antes de continuarmos, gostaria de te desafiar a orar seriamente.
Os próximos 2 devocionais tratarão do tema: pecados sexuais; sendo eles: lascívia, impureza e prostituição. Estes assuntos não são simples de serem tratados e dissociados.
“Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.”
Marcos 7:21-23
“Senhor Jesus, precisamos de Ti, pois somos pecadores. Nos ajude a viver a cada dia certos de que o Senhor nos transforma e deixarmos de fazer o que nos faz pecar. Em Teu nome, amém”.
O primeiro pecado que trataremos é a LASCÍVIA. A tradução literal seria sensualidade, ligada a paixões sem limites, não há domínio próprio da mente e do corpo, onde abrimos mão de nossos valores morais e agimos de forma a provocar e desejar o outro.
Muito vago, não é? Já te aconselharam a usar um decote, dar uma reboladinha, ficar sem camisa, para poder chamar atenção ou dar uma valorizada?
Já ouviu aquela conversa de que olhar não arranca pedaço? Se está no menu é para se servir?
Você já participou deste tipo de conversa? Ou melhor, já foi “O assunto” deste tipo de conversa?
Pois é, nossos comportamentos são opções. A forma de andar, de vestir, de viver, de falar, de olhar, de pensar, é opção nossa.
E olhando para o primeiro texto que lemos, vemos que a lascívia vai contra a honra e santificação, e está diretamente ligada à ofensa e defraudação ao nosso irmão, ou seja, alimentar e atiçar o desejo de outra pessoa de forma sensual (com olhares, palavras, gestos, etc) sendo que você não pode ou nem quer supri-lo naquele momento, é pecado.
Precisamos assumir que nossa vida é separada para Jesus e que a santificação é a vontade de Deus. Deus quer exclusividade total, Ele não divide Sua glória com ninguém.
“Ah, mas foi só uma brincadeira, fica de boa” de acordo com o segundo texto que vimos, os males que contaminam o homem saem de dentro dele, quer seja uma “brincadeira”, quer não. E sabemos também que
“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.”
Gálatas 6:7
Peça ao Senhor sabedoria para viver, porque Ele a dá liberalmente. Viver com responsabilidade é nosso dever. Peça para o Senhor te mostrar onde a lascívia está presente na sua vida e você talvez nem note. Ou apenas reconheça que precisa mudar.
“Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva! Até quando hospedarás contigo os teus maus pensamentos?”
Jeremias 4:14
Talvez o pecado seja antigo na sua vida. Mas a solução é sempre a mesma: entregar-se dia após dia, tomar sua cruz e seguir a Jesus Cristo.
“..porque sem mim nada podeis fazer.” João 15: 5b
Sté Monje
Capturei no CELVA
SIGA-NOS!