Fala galera, hoje é mais uma sequência de estudo hein, logo vamos fazer na prática!

Imaginem um ateu entrando na sua igreja e fazendo as seguintes perguntas:

Pergunta 1)

Se Deus é perfeito, porque ele criou algo imperfeito como o homem? O seu atributo da perfeição não estaria contradizendo o que Jesus diz em Lucas 6. 43 “Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto.” ao ter criado um homem imperfeito? Ao produzir um mau fruto concluímos então que Deus é uma má árvore?

Pergunta 2)
Deus criou tudo o que existe e isso é confirmado na bíblia, logo, se o mal existe, então Deus criou o mal?

 Pergunta 3)

Se Deus é onipotente, porque ele teve que “descansar” no sétimo dia? A Bíblia não diz que ele não se cansa e nem se fadiga: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Isaías 40:28″

 Pergunta 4)

Em Deuteronômio 6:4 está escrito: “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR”. Se Deus (Jeová) é o único SENHOR (ADONAI) (A própria Bíblia diz isso) então, Jesus não pode ser nem Jeová e nem Adonai. E se você considera Jesus como Jeová, não estaria adorando outro Deus e cometendo idolatria?

Pergunta 5)

Em Isaías 11.1 está escrito: “Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.” O Messias tem que ser descendente do Rei Davi. Vocês falam que Jesus nasceu de uma virgem,  e não tinha pai. Assim Jesus viola o requerimento messiânico de ser descendente do Rei David pelo lado paterno! Jesus não é nem o Messias e nem Deus.

Pergunta 6)

O Messias levará o povo judeu à completa observância da Torá. A Torá declara que todas as regras da lei permanecem para sempre, e quem quer que altere a Torá é imediatamente identificado como um falso profeta. (Dt. 13:1-4). Mas no decorrer de todo o Novo Testamento, Jesus contradiz a Torá e declara que seus mandamentos não se aplicam mais. Veja João 1:45 e 9:16, Atos 3:22 e 7:37. Portanto Jesus não é o Messias

 

Se você  conseguiu responder 3 dessas perguntas, considero que seja um bom cristão, e se têm referência bíblica pra responder, ai você manja mesmo hein!

Não se preocupe vou dar as respostas, mas já adianto que podem haver divergências entre nós, porém digo que considere que essas questões são apenas um treinamento para responder à pessoas que contrariam a nossa fé, ok manos?!!

Deixa eu te explicar a história…

Preguei na igreja esse fim de semana, e levei um colega ateu para fazer suas indagações diante dos meus irmãos em Cristo, disse para eles que eu não poderia responder por eles, e que cria que eles dariam as mesmas respostas que eu, porém para que todos pudessem responder, começaria por aqueles que não faziam parte de um ministério, depois os que faziam parte da co-liderança do grupo de jovens, ministros de louvor entre outros, e por último os líderes e pastores que estavam no local.

Meu colega entrou junto com a Paulinha, ele estava mascarado e tratando o público com descaso, zuou com as meninas e tratou o líder como um tiozinho! E o que aconteceu Marcinho? O que imaginava, os mais jovens, se jogaram nas respostas, se arriscaram e conseguiram responder duas ou três na lata, os que fazem parte do ministério permaneceram tímidos, porém responderam com pouco menos de intensidade, salvo um senhorzinho conhecido como Fernando Ortega, que mandou bem, rsrsr( Verdade!).

E por fim os líderes e pastores, respondendo com frieza e sabedoria, sacando coisas que os outros eram incapazes.

Mas a história não começou aqui…

Estava eu e minha linda namorada buscando os prazeres…Vigia Crente! Continuando, os prazeres da culinária paulista numa hamburgueria, quando um jovem garçom nos abordou se identificando como missionário, disse que nos ouviu falar sobre Jesus( Olha só como eu e a Paulinha somos crentes!) e resolveu trocar umas idéias, resumindo, nos contou sobre um treinamento em que seu líder se faz de ateu por uma semana e eles têm que convertê-lo.

Nessa mesma semana fui convidado para pregar no grupo de jovens, e não foi me proposto tema, quando disse pra Paulinha, imediatamente ela respondeu: Poderíamos fazer aquilo que o missionário falou, e então disse que oraria e se ninguém me falasse o contrário, eu faria. Mas como? Ela me lembrou de um colega que é professor de Teologia, fora um ex-ateu! E que seria legal se fosse disfarçado questionar a galera, e não é que ele topou? Agora, imaginem um ex-ateu, convertido pela leitura da palavra, e professor de teologia questionando a molecada ! Foi loko!

 

Diante de tudo isso, eu pergunto, você e seus colegas estão prontos para responder a qualquer um a razão da sua fé?

 

O texto vai ficar grande, mas vamos treinar um pouquinho hoje maninhos, pelo menos essas perguntas você vai saber responder!
Resposta 1
Pode fazer uma analogia:
“Imagine que um pai tenha um filho e lhe dá toda a educação e sustento possível!
Imagine ainda que esse filho tenha uma vida tranquila numa casa confortável.
Então o filho cresce ali naquele ambiente familiar e se envolve com pessoas de má índole. -Se vc imaginou essa situação, saiba que é possível acontecer, aliás tem acontecido. Então, aquele pai que agora vai visitar o filho na cadeia se pergunta: -o que eu fiz de errado? – Não, ele não fez nada de errado, quem fez foi o filho!
Deus não produziu o ‘imperfeito’, mas um dos filhos sim, se tornou imperfeito e tem feito a imperfeição através do pecado.” Isso porque são livres para escolher fazer o bem ou o mal (não somos robôs).
E existe 1 homem que deu o exemplo e escolheu sempre obedecer, e por isso foi perfeito em tudo. Este é Jesus.
Os outros homens escolheram sempre o caminho da desobediência e por isso saíram do caminho perfeito de Deus.

Resposta 2
Podemos fazer esse diálogo (Você sendo o Aluno e eu o professor)

Um estudante levantou a mão e disse: -Posso fazer uma pergunta, professor? -Lógico, foi a resposta do professor.
O jovem ficou de pé e perguntou: -Professor, o frio existe? -Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?

O rapaz respondeu: -De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.

-E, existe a escuridão? Continuou o estudante. O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!

O estudante respondeu: -Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente, o jovem perguntou ao professor: -Senhor, o mal existe?
Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu: -Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!

Com um sorriso no rosto o estudante respondeu: -O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações.

Ou seja, o mau não foi criado por Deus, foi personificado através da multidão do comércio de Satanás que acabou por envolver um terço dos anjos e foi precipitado na terra propagando seu mau através da legalidade que o pecado trás.

Resposta 3

Então, o que Gênesis 2:3 está dizendo é que Deus parou de criar depois do sexto dia – não que Deus precisou descansar. A Bíblia indica que o sétimo dia não está fechado. Em todos os outros dias o texto diz, “E foi a tarde e a manhã, o dia  n.” Não há limite para o sétimo dia. Se você ler (Hebreus 4:4-11) verificará que estamos atualmente no sétimo dia de Deus de “descanso”. No entanto, segundo a Bíblia, Deus tem sido muito ocupado durante este “descanso” – representando a nação de Israel, enviando o Messias, e construindo a Sua Igreja. Durante este tempo, Deus deixou Sua obra criadora. No final do sétimo dia, Cristo voltará para julgar a Terra. E ainda em  Isaías se trata  do descanso físico, os textos estão  estão em contextos diferentes.

Resposta 4

A única maneira em que não cometeríamos idolatria seria se estivéssemos adorando o próprio Deus, e na verdade é isso que fazemos,  Como O próprio Jesus disse em João 14:9

Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Ou em João 17:11 em que diz que ele e o pai são UM. Ou ainda quando recebeu a adoração do leproso em Mateus 8:2 onde recebeu adoração de um leproso e não o repreendeu como fez Pedro em Atos 10:26

Ainda podemos dizer as diversas vezes que Jesus perdoa pecados, sendo que só perdoa pecado aquele contra quem cometemos, Deus, portanto, Ele é Deus.

Resposta 5

José e Maria fazem parte da linhagem de Davi, em Mateus 1:1-16 mostra a genealogia de José e em Lucas 3:23-38 mostra a genealogia de Maria, em Lucas vc vai ver um diferença na de Mateus isso porque como as mulheres não são contabilizadas nas genealogias, José, filho legal de Heli, naturalmente tomou o lugar de Maria nessa genealogia na linhagem natural de Jesu até Adão, portanto esse argumento, se usado por alguém, não é válido.

Resposta 6

Essa afirmação não é verdadeira, veja o que o próprio Jesus disse:

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Mt 5:17

A passagem sobre João 9:16 diz respeito ao sábado na visão de pessoas religiosas e cauterizadas pelo próprio sistema de culto que lhes permitiam, em várias ocasiões Jesus realizou coisas para mostrar que mais valia a vida do homem do que as regras impostas pelos mesmos, que por exemplo para cumprir o sábado deixavam de amar o próximo descumprindo outras leis, podemos entender de duas maneiras, ou que Jesus estava mostrando que a lei de amar o próximo era maior que a lei de guardar o sábado (Mt 22:36-37) Ou que estava mostrando que o sábado é um dia de descanso para o homem e não o homem descansa no sábado. Fora que alguns versículos usados na pergunta não fazem nenhum sentido como defesa da mesma!

Um aviso, antes de sair fazendo isso na sua igreja, veja se os lideres estariam de acordo e tenha certeza que VC tem conhecimento o suficiente para poder explicar caso hajam mais dúvida, coloquei o resumo da história ok!

Deus cuide de nós galera! Bjos.