Paz galera! Q o Senhor tenha misericórdia de nós, afinal ainda somos carne, mas um dia receberemos um corpo glorificado! Amém!(Fl 3:20-21)
Qtas vezes ouvimos falar desses dois carinhas? Até quem não é crente tem na ponta da língua a história do pequeno Davi q venceu o gigante Golias.
Mas podemos aprender muito com essa história.
I Samuel 17
Vamos ao currículo de Davi:
Idade: Moço(jovem demais pra combater numa guerra).
Altura: O menor de oito irmãos.
Aparência: Ruivo de gentil aspecto(nerd zuado da escola).
Ocupação: Pastor de ovelhas.
Artes marciais: Sabia dar um Mata –Leão e um Abraço de Urso.
O que estava fazendo na guerra: Levando o lanchinho.
Armas: Um pau, uma funda (quase um estilingue) e cinco pedrinhas.
A quem ele servia: Deus o Senhor dos exércitos (desculpa ai então!).
O q achavam dele: O irmão dizia q ele desceu pra guerra pra tirar onda com a cara deles.
Currículo de Golias:
Idade: Homem de guerra desde que era um guri!(é assim gauchada?).
Altura: Seis côvados e um palmo (táh bom era 2,90m).
Aparência: O cara era um monstro! Vc já viu alguém com essa altura!??
Ocupação: Guerreiro filisteu.
Artes marciais: Crack em ganhar batalhas pelo seu exército, para economizar na guerra era travado um duelo entre o melhor de cada lado (mas os caras de Israel pipocaram).
O q estava fazendo na guerra: Apavorando os carinhas de Israel.
Armas: Capacete de bronze, couraça de escamas de bronze, caneleiras de bronze, escudo de bronze e uma lança com uma ponta q pesava 7,2kg de bron…não não, de ferro!
A quem Ele servia: Outros deuses.
O q achavam dele: Achavam q ele era invencível, q por ele a guerra estaria garantida aos filisteus.
Bom…com esse currículo Davi não seria nem guardinha de rua aqui em Sampa! Mas vcs sabem o que aconteceu neh, Davi venceu a batalha com uma pedrinha no meio da testa dele, arrancou sua cabeça e encorajou os Israelitas a perseguirem os filisteus e ganharem a guerra.
Só q Davi não ganhou apenas do gigante, ouvindo uma pregação essa semana entendi as vitórias dele:
1- Davi venceu a si próprio.
Ele sabia quem ele era, era verdade que apenas sabia cuidar das ovelhas de seu pai e nunca participara de uma guerra, q o desafio era mortal, mas escolheu ser ele mesmo não quis imitar ninguém, nem a armadura de um verdadeiro guerreiro o inspirou, antes foi pra cima com o q ele tinha afinidade.
2- Ele venceu a opinião dos outros.
Seu irmão achava q ele estava lá apenas para zombar de sua derrota, dizia q Davi era presunçoso, curioso e maldoso. O rei Saul disse q ele não podia lutar, pois era um pivete(mocinho, guri).
3- Ele venceu as estatísticas
Era notório que o gigante venceria, todos estavam de acordo com isso, as armas que o mesmo usava, o exército filisteu, o próprio Golias e inclusive os homens de guerra de Saul. Mas Davi não colocou sua confiança em si mesmo, declarou ao gigante que ia pra cima dele no nome do SENHOR! E quer saber quem gosta de quebrar estatísticas, Ele mesmo…Deus!
Legal neh, mas vc deve estar se perguntando….o q essa bendita motoneta tem a ver com DAVI E GOLIAS?
Tudo a ver…me faz lembrar o dia em que o Marcinho parou um cruzamento da AV. Paulista com ela!
Tenho uma moto igual a essa, e num belo dia de trânsito indo para faculdade pela Av. Paulista, parei perto do semáforo atrás de duas motos, já havia algum tempo estava ouvindo uma sirene q se aproximava rapidamente. Como a moto passa entre os carros parei junto a guia bem em frente ao semáforo.
A ambulância se aproximou, porém o fluxo de carros cruzando a Paulista era muito intenso, e haviam ainda dois carros na frente dela. O motorista começou a aumentar o barulho da sirene e ainda buzinar para que os carros saíssem da frente para ele cruzar o semáforo q estava fechado para nós, porém ninguém se movia, nem os carros da frente da ambulância, nem os q cruzavam a Paulista paravam.
Olhei no rosto do motorista da ambulância e vi q ele estava realmente desesperado. Então cheio de coragem ultrapassei as duas motos e fui avançando devagar entre os carros q cruzavam, aos poucos a primeira faixa parou, a segunda e terceira, qdo havia chegado do outro lado do cruzamento olhei para trás e umas dez motos estavam atrás da minha, formando um verdadeiro bloqueio, os carros saíram da frente da ambulância q seguiu com sua sirene ligada, mas não antes do motorista olhar para mim e levantar sua mão num gesto de agradecimento.
Só ai já havia ganhado o dia, foi qdo olhei para o outro lado da calçada e vi um guarda de trânsito no meio da pista, q simplesmente não fez nada. Entendi q Deus me havia colocado ali, orei pelo paciente da ambulância e segui para faculdade.
A história de Davi e Golias é talvez o relato mais emocionante q se tem registrado de uma batalha! Mas qdo eu leio a Bíblia não encaro ela apenas como um livro histórico, se Deus permitiu q isso fosse escrito vou viver por isso ,pela palavra de Deus. Ela tem q ser viva, não tem q ser um livro velho na cabeceira da minha cama.
Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.
João 13:17
Ser cristão não é apenas dizer-se tal, ou colar na igreja, precisamos viver o q Deus tem para nós.
Vença suas batalhas sendo vc mesmo, lutando com o q tem nas mãos, sabendo q o q os outros dizem de vc a maioria das vezes não é o que Deus pensa a seu respeito!
Vençamos em nome de Jesus.
SIGA-NOS!