Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz. Eclesiastes 3.1-8
O tempo significa muito para o cristão. Com ele, nossos períodos de oração e jejum são estabelecidos, assim como os horários de reunião na igreja ficam definidos. Outra característica importante advinda do tempo é quando o relacionamos com Deus: quantos dias, meses ou anos o Senhor “precisa” (atenção às aspas) para responder uma oração?
Antes de mais nada, devemos lembrar que Deus não necessita de tempo para preparar uma resposta a nossos clamores cotidianos. Sim, você leu bem. Ele não precisa porque é Onipotente. Isto quer dizer que a vontade de Deus é soberana sobre toda e qualquer circunstância levantada. Não há impedimentos para Sua intervenção. Ainda que alguns pregadores falem que os atos do Senhor necessitam de um tempo para preparo, isto é totalmente antibíblico.
As primeiras coisas, desde a antiguidade, as anunciei; sim, pronunciou-as a minha boca, e eu as fiz ouvir; de repente agi, e elas se cumpriram. Isaías 48.3
A onipotência de Deus torna-O cumpridor de promessas em todo tempo. O que muitas vezes impede o cumprimento destas é o fator humano, que traz ares de desconfiança para aquilo em que só precisamos ter fé.
O Senhor não necessita efetivamente de nossa fé para trazer à realidade sonhos e projetos. Não precisa porque Ele é autossuficiente. Porém, a fé funciona como um meio para entendermos que somos completamente dependentes dEle.
Com a fé, não aceleramos o agir de Deus, mas sim aprendemos a esperar pelo tempo certo das coisas, que é justamente o que Ele almeja que compreendamos.
Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam. 1 Coríntios 2.9
Quanto tempo você tem oferecido para Deus realizar seus sonhos? Aliás, já percebeu que Ele não precisa de tempo? É você que necessita aprender a viver conforme o tempo dEle.
SIGA-NOS!