Há momentos em que tudo parece uma completa desordem. Um sonho se frustra aqui, uma decepção se instala ali, portas se fecham acolá. Assim como, necessariamente, as árvores liberam suas folhas e perdem as cores por um tempo, nós também passamos por fases em que a beleza de nossos dias se esvai.

considere_as_estacoes_da_vida

No inverno da alma, é difícil enfrentar o luto, o abandono, a necessidade, a dúvida, a enfermidade, a tristeza, a perda. Mas, por favor, não desperdice sua dor; ela tem algo a te ensinar. Nessa época, as raízes também se aprofundam! Embora a paisagem esteja completamente acinzentada, há vida.

Verão e inverno, tu os fizeste. (Salmos 74.17)

Todo propósito debaixo do céu tem seu tempo de acontecer (Ec. 3.1) e isso não compete a nós. Existe o tempo certo de rir e também existe o tempo de chorar (Ec. 3.4). Aprender a lidar com esta verdade, na prática, faz parte do plano de Deus para nós. Apenas vivenciando e superando cada fase vamos compreender que as estações mudam, como tudo e todos, mas Cristo permanece o mesmo (Hb. 13.8).

A boa notícia é que o tempo frio pode amolecer e preparar o solo endurecido de seu coração para receber uma semente preciosa. E não seria este um processo essencial para a chegada de novos frutos? De uma coisa, eu sei: Deus sabe o que é melhor para nós e tem seus meios de nos aperfeiçoar.

Esta foi a lição que aprendi após um longo e rigoroso inverno, que teve início no começo do ano passado e se intensificou no primeiro semestre deste ano. Se Deus quiser e permitir, posso contar sobre esta experiência por aqui futuramente, mas o que importa para este texto é que meus galhos secos resultaram em um dos maiores aprendizados que já tive: todas as estações são necessárias e belas à sua maneira.

Aos poucos e timidamente, as flores começaram a voltar, com cores tão lindas que mal pude acreditar! E brotaram acompanhadas de um bilhete que me renovou, escrito pelo Pai: “Eu não desisti de te fazer florescer”.

Se hoje você está enfrentando dias frios e nublados, tenha certeza de que, por mais distante que pareça, a primavera vai voltar. E Deus, que criou o dia, a noite, a chuva e as épocas, é o dono do tempo – e também é Emanuel, Deus conosco, lembra? Ele está perto!

Que Deus te abençoe muito! 🙂

Até logo,

Mari