Fala, pessoal! A paz. O Senhor deixou conosco um tesouro incrivelmente valioso na Sua Palavra. Todas as vezes que você se empenha em ler a Bíblia, Deus fala de uma maneira diferente. Obviamente essa leitura deve ser feita com calma e reflexão. Não adianta cumprir uma meta capítulos por dia se o coração está distante de absorver as verdades ali contidas.
Pois bem. Quanto à riqueza da Bíblia, Jesus fez uma comparação que é até um pouco difícil de associar logo de cara:
Então, lhes disse: Por isso, todo escriba versado no Reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas. Mateus 13.52
O Senhor fala dos escribas, que, junto com os fariseus, eram os maiores estudiosos das Escrituras naquele tempo. “Beleza, mas o que um escriba tem a ver com minha vida hoje?”. Tem a ver no sentido de que você também é uma pessoa que deve dedicar seus dias a estudar a Bíblia. Os escribas estavam em desvantagem: só tinham o Antigo Testamento e o coração fechado.
Você tem a Palavra completa e Cristo. Isso faz toda a diferença. Lucas registra que os habitantes da cidade de Bereia eram nobres porque receberam o Evangelho com avidez e examinavam todos os dias as Escrituras para ver se as coisas pregadas por Paulo e Silas eram verdadeiras (Atos 17.10-11). Devemos viver nesse propósito também.
Voltando à parábola, o pai retira coisas novas e velhas do depósito. Perceba que Jesus não menciona que ele jogou fora algum dos objetos. Somos condicionados a imaginar que as coisas velhas foram tiradas para serem jogadas fora. Mas o pai de família as guardou junto com as coisas novas. Nenhuma pessoa responsável junta lixo com algo que pode aproveitar. Logo, as coisas velhas estavam com as coisas novas porque ambas tinham serventia àquela família.
A Bíblia pode aparentar ter partes sem serventia nenhuma para um cristão do século XXI. Mas quando nos deparamos com o conselho de que toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, repreender, corrigir e educar (2 Timóteo 3.16), a desculpa de ler só o Novo Testamento (porque só ele fala em Jesus) vai por ralo abaixo.
Do mesmo jeito que a releitura de uma passagem, ler a Bíblia por completo tem poder para causar transformação de vida. Isso tudo depende da dedicação com que você organizará as coisas novas e velhas no depósito que há no seu coração.
Semana abençoada a todos, em nome de Jesus. Abração!
SIGA-NOS!