Certa vez no metrô, uma jovem estava sentada no assento preferencial, enquanto à sua frente havia um senhor de idade de pé.
Depois de muitas estações, eu já estava indignado, porque ela além de não ceder o lugar, ainda estava assistindo um seriado pelo celular, com uma tranquilidade impressionante.
Este senhor, percebeu meus olhares de indignação para a moça e, com a maior calma e bom humor, se virou à mim e disse:
– A sociedade pensa que evolui, mas ainda não aprendeu nada. Ninguém mais quer ser o segundo.
Olhei para ele espantado enquanto ele mantinha o sorriso no rosto, se despediu de mim e desceu daquele vagão dizendo que ia ver se no próximo trem ele encontraria alguém que desse lugar para ele sentar.
Quanta sabedoria, quanta humildade e tranqüilidade. Este senhor tinha todo o direito de reivindicar seu lugar, afinal, era separado para ele. Ele poderia ter ficado bravo, mas não, preferiu deixar que a moça ficasse em seu conforto e foi buscar outro lugar para estar.
O Senhor Deus tem estado à frente de todos nós, calmo, manso e tranquilo. Apenas esperando que lhe entreguemos seu lugar de direito.
Quantas vezes o Senhor tem buscado ser o primeiro em nossas vidas, mas em nome do nosso conforto, sentamos no trono que não é nosso por direito?
Deus tem se retirado silenciosamente da vida de muitos, que escolheram não tê-lo como primeiro em suas vidas, buscando outros que o aceitem como Senhor.
Tu, porém, Senhor, não fiques distante! Ó minha força, vem logo em meu socorro!
Salmos 22:19
SIGA-NOS!