Existem algumas passagens do novo testamento que se referem ao Senhor em pé e assentado. Você já parou para pensar sobre elas? Se analisarmos essas passagens com cuidado veremos que elas nos ensinam muito sobre a graça e glória do Senhor Jesus. A seguir apresento algumas reflexões sobre essas passagens. A lista não é exaustiva, mas já nos permite meditar um pouco sobre o Senhor Jesus.
O escritor de Hebreus nos diz que Cristo: “Havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas” (Hb 1:3). Após sua morte e ressurreição, Jesus foi elevado aos céus. Nos céus, Ele foi entronizado. Adorado seja seu nome! Ali, Ele foi elevado à posição mais alta do universo e foi feito herdeiro de todas as coisas (Hb 1.2). Em breve ele virá em glória e tomará todos os reinos do mundo, que ainda se rebelam contra o seu reinado – “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Ap 11.15). Então aprendemos que esse primeiro ‘assentou-se’ nos fala da exaltação e reinado do Senhor Jesus. Ele reina e “está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés” (Hb 10.13).
Mas não só isso… há outro aspecto a ser considerado nesse ‘assentou-se’. Um sacerdote no antigo testamento, precisava fazer diariamente sacrifícios pelos pecados e o sumo sacerdote levava esse sangue ao Santíssimo lugar uma vez por ano. Então ele estava sempre ocupado e nunca assumia uma posição de descanso. Já Jesus, “por meio de um único sacrifício, aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados” (Hb 10.14). Ele nos garantiu perdão eterno, de todos os pecados que já cometemos ou que ainda vamos cometer. Ele nos deu uma posição perfeita diante de Deus já agora, e as palavras, “aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados” nos garantem isso. Ele se assentou porque já consumou a obra da redenção em nosso favor.
Há também passagens que nos falam de Jesus estando de pé. Quando estevão foi apedrejado ele viu Jesus de pé: “Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus, e disse: “Vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé, à direita de Deus” Atos 7.55-56. É como se Jesus, que se assentou em glória a direita de Deus, agora se levantasse para receber e dar honra ao seu servo. Estevão foi recepcionado pelo herdeiro de todas as coisas! Muitas vezes queremos honras aqui na terra. Queremos ser reconhecidos e valorizados. Mas saber que o Senhor Jesus, nos céus, nos valoriza ao ponto de se levantar do trono para nos receber para si mesmo é um grande consolo, maior que o reconhecimento do mundo.
Existem outras passagens que nos falam do Senhor Jesus de pé ou assentado que também nos proporcionaria preciosas meditações. Antes de sua ressurreição, Ele se assentou com publicanos e pecadores (Mt 9.10), mostrando sua graça e misericórdia. Ele se assentou para contemplar (Mt 13.1), mostrando seu belo coração. Ele se levantou para orar (Mc 1.35), de madrugada, nos dando o exemplo de uma vida dedicada à oração. Dentre outros. Procure esses textos e medite sobre eles. Que possamos sempre meditar no Senhor Jesus, o máximo de tempo possível, em todos os aspectos de sua obra, pois isso nos levará ao louvor e a alegria.
SIGA-NOS!