“Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem.”  João 4.23

 

Significado de Adoração: Ação de adorar, de prestar culto a um ser superior, a uma divindade; veneração: adoração ao Santíssimo Sacramento. Expressão de afeto, de carinho, de homenagem ou submissão. Ação através da qual se assume uma dependência de Deus. Adoração é sinônimo de: culto, homenagem, veneração, paixão.

 

Jesus havia saído da Judeia a caminho da Galileia e resolveu passar pela Samaria, lá encontrou a mulher samaritana perto do poço de Jacó e ali começa um diálogo entre eles.

Bom, primeiro vamos observar que alguns paradigmas são quebrados ali, pois havia a questão do conflito entre os judeus e samaritanos, além desse conflito havia a questão de Jesus estar falando com uma mulher, o que era algo incomum.

Durante essa conversa Jesus se revela a ela que o chama de “profeta”, e a conversa então se estende mais um pouco onde ela questiona como se deve adorar a Deus – os judeus adoravam no Templo em Jerusalém e os samaritanos no monte que consideravam sagrado. Jesus então quebra mais um paradigma e ensina que mais importante do que lugar e cerimônias, ou seja, o que é externo, Deus deve ser adorado “internamente”, ou seja, com sinceridade e inteireza de coração. Em Mateus 22.27,28 lemos que o maior e mais importante mandamento é amarmos a Deus de todo nosso coração.

Nos tempos atuais a adoração está ligada a um estilo musical ou somente àquilo que fazemos nos cultos de domingo na hora do louvor, mas nos enganamos quando achamos que adoração é somente isso. A adoração é um estilo de vida. Devemos viver em adoração, prestando culto a Deus em todas as áreas de nossas vidas.

Os puritanos buscavam a excelência nessa questão quando ensinavam todas as áreas da vida comum deveriam estar submissas ao senhorio de Cristo. Adoramos a Deus em tudo o que fazemos.

A adoração está ligada a veneração, culto, a idolatrar alguém ou algo, por isso Deus exige a adoração exclusiva a Ele, devemos tomar cuidado para não adorarmos outros deuses que não seja o Deus verdadeiro.

O adorador é alguém salvo e deve ter a adoração como estilo de vida. Ele adora por que vive e sua vida é de adoração.